Sunday, December 11, 2011

LEMBRAR JOHN É SEMPRE BOM

O dia do lançamento de meu novo disco, Lados-E, teve um instante menos alegre, quando me lembrei que coincidia com o aniversário da morte de John Lennon. E resolvi montar uma coletaneazinha com canções em homenagem a ele - não incluindo desta vez as compostas por pessoas próximas (Paul, George, Yoko) ou por ele mesmo (artista auto-referente por excelência, deu-nos "The Ballad Of John And Yoko" e "Hold On John").

Uma das reações a John aparecer ao natural na capa de Two Virgins foi uma canção cujo título diz tudo, “John You Went Too Far This Time”, que não fez sucesso, embora a intérprete, Mary Elizabeth Spacek, aqui usando o nome artístico bem ripongo de Rainbo, tenha feito bem mais sucesso anos depois como atriz e cantora usando outro apelido, Sissi - ela mesma, Sissi Spacek de Coal Miner's Daughter (O Destino Mudou Sua Vida).

Benito di Paula, antes de se firmar como o rei do sambolero, lançou-se como baladista pop, e uma de suas primeiras gravações foi “Hei John”.


O grupo canadense Inner City Mission comentou o fim dos Beatles com "Get Back John" em 1970.

Agora, mais três gravações dos EUA. A equipe de humor multimeios National Lampoon teve a pachorra de editar a entrevista de John para a Rolling Stone como base para a letra da sátira “Magical Misery Tour”; quem toca piano é Melissa Manchester, que depois fez sucesso como artista-solo. E dois comentários musicais sobre a luta de John contra sua deportação do país são “Let John And Yoko Stay In The USA” com The Justice Department (grupo "ad hoc" que incluiu Arthur Resnick, autor de clássicos do pop como "Good Lovin'" e "Under The Boardwalk") e o grande Neil Sedaka com sua “The Immigrant”.

De volta ao Brasil, não esqueceremos Odair José com sua “Eu Queria Ser John Lennon” e o gajo Roberto Leal com “Recado A John Lennon (Ei Tu)” (embora ambas usem citações de canções de Paul, e nem têm culpa, pois ambas estão assinadas originalmente por ele e John). A cantora Bianca, que se lançou como guitarrista "poseur" de pop-rock e hoje canta numa banda de forró, lançou “Comentário A Respeito De John”, de Belchior em parceria com Penna (sim, aquele do Papa Poluição e do Partido Verde). E do Sul temos Dirceu Graeser (o mesmo Dirceu da garageira "Pura Asneira" que comentei no blog estrangeiro Garage Hangover), cantando “Tributo A John Lennon E Outros Camaradas Maravilhosos”, do conterrâneo Paulo Hilário (da banda Os Metralhas).

Lembraremos também os hitmakers Dalto (“Lennon”) e Beto Guedes (“No Céu Com Diamantes”). E Lennon foi homenageado também por Nelson Motta em "John", defendida por Olivia Byington no festival MPB-Shell de 1981.

Na Europa tivemos os ingleses Elton John com sua “Empty Garden (Hey Hey Johnny)”, o também inglês Queen com “Life Is Real (Song For Lennon)” (lado-B de "Body Language") e a cantora francesa Michele Torr com “Adieu Lennon”.

Como no Brasil o mais difícil é sempre escrever sobre artista brasileiro, não descobri até agora nada sobre o Grupo Harmonia e seu interessante compacto independente de 1982 “Saudoso John Lennon” (exceto que o grupo poderia se chamar "Harmonias dos Ananias", já que as composições são de três pessoas com este nome).


Mais irreverentemente respeitosos (sim, isso é possível) foram o grupo Premê (com “Father”), o pernambucano Ciço Gato (“Eu Sonhei Com John Lennon”) e este que vos escreve (com “Imagine Só”, lançada em 1984 mas numa regravação bem melhor de dez anos após, com Kim Kehl nas guitarras).

TRIBUTO A JOHN LENNON
• Rainbo (Sissi Spacek) (EUA) – “John You Went Too Far This Time”
(John Marshall/Ron Dulka) 1968
• Inner City Mission (Canadá) – “Get Back John”
(Richard Gael/Patrick Riccio II) 1970
• National Lampoon (EUA) - “Magical Misery Tour”
(Chistopher Cerf) 1972
• The Justice Department (EUA) – “Let John And Yoko Stay In The USA”
(Artie Resnick/Paul Kaumann) 1972
• Neil Sedaka (EUA) – “The Immigrant”
(Neil Sedaka) 1974
• Benito di Paula (Brasil) – “Hei John”
(Benito di Paula) 1970
• Roberto Leal (Portugal/Brasil)– “Recado A John Lennon (Ei Tu)” (“Hey Jude”)
(John Lennon/Paul McCartney/versão de Roberto Leal) 1979
• Odair José (Brasil) – “Eu Queria Ser John Lennon”
(J. Pereira Junior/Odair José) 1972
• Bianca (Brasil) – “Comentário A Respeito De John”
(Belchior/José Luiz Penna) 1980
• Dirceu Graeser (Brasil) - “Tributo A John Lennon E Outros Camaradas Maravilhosos”
(Paulo Hilário) 1981
• Olivia (Brasil) – “John”
(Xixa Motta/Nelson Motta) 1981
• Grupo Harmonia (Brasil) – “Saudoso John Lennon”
(Sebastião Ananias/Valdemar Ananias/José Ananias) 1982
• Michele Torr (França)- “Adieu Lennon”
(Guy Matteoni/Jean Albertini/Didier Barbelivien) 1981
• Queen (Inglaterra) – “Life Is Real (Song For Lennon)”
(Freddie Mercury) 1982
• Elton John (Inglaterra) – “Empty Garden (Hey Hey Johnny)”
(Elton John/Bernie Taupin) 1982
• Dalto (Brasil) – “Lennon”
(Cláudio Rabello/Dalto) 1983
• Beto Guedes (Brasil) - “No Céu Com Diamantes”
(Beto Guedes/Ronaldo Bastos) 1999
• Ayrton Mugnaini Jr. (Brasil) – “Imagine Só”
(Ayrton Mugnaini Jr.) 1984/1994
• Premê (Brasil) – “Father”
(Wandi Doratiotto/Mário Manga) 1991
• Ciço Gato – “Eu Sonhei Com John Lennon”
(direitos reservados) c. 2005

All you need is link

LADOS-E

Bem a tempo de ajudar a encher o saco de Papai Noel, meu novo CD, Lados-E, saiu nesta quinta, 8 de dezembro. O disco tem 23 faixas e vem acompanhado de uma revista de 20 páginas com todas as letras, detalhes sobre as canções, créditos e anúncios diversos sobre atividades minhas e das pessoas participantes.



Confiram relação de faixas e ficha técnica:

AYRTON MUGNAINI JR.
LADOS-E

1. ELA É MINHA NAMORADA, SIM 3’11”
2. O GALINHÃO 2’56”
3. GARÇOM 2’47”
4. TOMANDO CAFÉ 0’05”
5. O TORPEDO 2’02”
6. O VIDRO DE FLORAL 2’10”
7. ROCK EM SOROCABA NO SÉCULO 21 0’41”
8. A MOÇA QUE SAI NA CHUVA 1’42”
9. FELIZ ANIVERSÁRIO, MINHA FLOR 1’56”
10. ANA PRAIANA 3’26”
11. A LETRA DO CAYMMI 2’58”
12. QUERO TE OUVIR CANTAR 1’36”
13. VALSA PARA UM SOL MEDROSO 1’46”
14. TOMANDO CAFÉ (VERSÃO INSTRUMENTAL) 0’06”
15. NO MERCADÃO MUNICIPAL 2’12”
16. ELA TEM PIOLHO 2’43”
17. O DISCO DOS SAPATOS BICOLORES 2’39”
18. I CAN’T LOVE YOU 2’36”
19. SERENATA VIRTUAL 3’08”
20. SAMBA FUNERÁRIO 2’51”
21. MEU AMIGO TOTÓ 2’30”
22. TOMANDO CAFÉ (VERSÃO LONGA) 0’13”
23. ELA PINTOU DE VERMELHO AS UNHAS DOS PÉS 2’00”

Composições de Ayrton Mugnaini Jr., exceto “Tomando Café”, parceria com Robson Luiz Manfredi; “Feliz Aniversário, Minha Flor”, parceria com Sonya Prazeres; “A Letra Do Caymmi”, parceria com Socorro Lira; “I Can’t Love You”, parceria com Osvaldir Spadim; “Samba Funerário”, parceria com Léo Nogueira; “Meu Amigo Totó”, versão e adaptação de Ayrton para “My Pal Foot Foot” de Dorothy Wiggin; e “Garçom”, de Reginaldo Rossi, em arranjo e adaptação e com letra adicional de Ayrton, que pede desculpas a Françoise Hardy, Alceu Valença e as bandas Blitz e RPM.
Instrumentos e vozes por Ayrton, com as benvindas exceções de Ivo Tonso Mugnaini, vocais em “No Mercadão Municipal” e “Tomando Café (Versão Longa)”; Socorro Lira, vocal em “A Letra Do Caymmi”; Tato Fischer, piano em “Ela Pintou De Vermelho As Unhas Dos Pés”; Wilson Rocha e Silva, guitarra-base e teclado em “Ela Tem Piolho”.
Arranjos de Ayrton, com pitacos dos participantes em suas respectivas faixas.

Mais detalhes: milledischi@yahoo.com.br