QUASE 70 ANOS COM ESSA COCA-COLA TODA
É verdade que jornalista que sabe fazer contas é na verdade publicitário(a), mas vou me aventurar. Muitos já estão falando na Copa do Mundo três anos antes, mas ainda não ouvi ninguém comentar sobre os 70 anos a se completarem bem mais cedo - agora em 2012 - da produção da Coca-Cola no Brasil (assunto que, ao menos para mim, gás por gás e muita grana por muita grana, é bem mais interessante que Copa do Mundo). Tomo a iniciativa de uma prévia das comemorações que acaso aconteçam, com uma amostra de meu acervo de jingles e spots brasileiros sobre a Coca-Cola (inclusive fui consultor musical em uma campanha para a própria da agência Ogilvy lá em 2000-2001).
A primeira agência de publicidade contratada pela Coca-Cola ao iniciar sua divulgação no Brasil foi a McCann-Erickson, e um dos primeiros jingles locais, de 1950, é do compositor Sivan Castelo Neto, de quem já falei neste blog, e predecessor de Miguel Gustavo, Zé Rodrix, César Brunetti e outros mestres brasileiros do jingle.
A Coca-Cola soube se impor pela boa vizinhança, permitindo-se ser assimilada pelos costumes locais de cada país. Se hoje em dia refrigerantes de cola trazem à mente pop-rock e similares, nos anos 1960 a McCann-Erickson associou a Coca-Cola a costumes bem brasileiros como o carnaval, festas juninas e concursos de bandas de fanfarra, como podemos ver nestas gravações dos anos 1960. As duas primeiras seguem o mote "Tudo Vai Melhor Com Coca-Cola", adaptação local de "Things Go Better With Coke", lançado nos EUA em 1963 - temos aqui também o jingle original como referência (interpretado pelo grupo folk The Limeliters) e seu correspondente brasílico fiel ao original. A primeira edição brasileira dos Jogos Panamericanos, em 1963, foi outra deixa bem aproveitada pela Coca-Cola, como atesta um disco de papel, também aqui incluído. Outro emérito eslogam da Coca-Cola foi "It's The Real Thing", lançado em 1969 e adaptado aqui como "Isso É Que É". Os personagens da equipe de Walt Disney, outra invenção estadunidense que se deu bem no Brasil, também foram motivo de uma boa parceria com a Coca-Cola; quem estava lá em 1977 há de se lembrar do brinquedo Bingola Disney, cujo spot publicitário faz parte desta amostra.
Todas as gravações mencionadas acima estão aqui:
http://www.4shared.com/get/fey6HvBq/coca-cola_no_brasil_-_amostra.html
Tenho ainda itens como uma apresentação do Coro da Coca-Cola Refrescos (em quatro acetatos de 12 polegadas - interessante é que durante algum tempo a razão social da fábrica brasileira foi Companhia Fluminense de Refrigerantes, analogamente a firmas como a Casa Anglo-Brasileira, bem mais conhecida pelos simples mortais como Mappin) e diversos outros jingles e spots sobre a dita até os anos de 1980. Enfim, o que servi agora está bom como "garrafinha de amostra"; querendo mais, apareçam para conversar...
O MEIO É A MENSAGEM MESMO
Erasmo Carlos fez sucesso com duas canções comunicativas em todos os sentidos, "A Carta" e "O Bilhetinho", ambas do grande Raul Sampaio (sim, tio de Sérgio). Anos depois Erasmo comentou que ele e Raul poderiam ter seguido a mesma linha e gravado "O E-Mail". Pensei "E por quê não?" Pensa daqui, pensa dali, antes de compor "O E-Mail" acabei compondo a ainda mais moderna "O Torpedo", seguindo a já quase famosa prática mugnaínica de unir a linguagem musical do iê-iê-iê a temática moderna.
Ah, sim: este é meu primeiro videoclipe produzido (ou algo assim) por mim mesmo. Não faltava mais nada, e tinha de acontecer. Imaginem minhas gravações agora com imagem... e quem não consegue imaginar já pode conferir!
http://www.youtube.com/watch?v=gatswfrnlei