BETTER TO BURN OUT THAN TO FADE AWAY?
Muito se falou sobre Michael Jackson, suas excentricidades, manias, preocupações com a saúde, paralelos com Elvis Presley (que inclusive foi brevemente seu sogro)... e até sua música. Fizeram-se também muitas piadinhas com variados graus de infâmia. Mas nem todos se lembraram de que ele desde sempre foi tema de gracejos mais elaborados, incluindo paródias musicais. Vamos lembrar aqui quatro exemplos de diversas partes do mundo.
Nos anos 1980 Jackson celebrizou-se principalmente por sua dança, e isso foi notado pelo grupo satírico inglês Hee Bee Gee Bees, que em 1980 compôs e gravou "(Dancing) Up The Wall" creditada a "Jack Michaelson".
Jack Michaelson (Hee Bee Gee Bees) - (Dancing) Up The Wall
http://sharebee.com/00234760
Esta quem me mostrou foi o grande Dick Danello lá em 1986. Com o estouro de "We Are The World", parceria de Michael com Lionel Richie, o grupo italiano Squallor compôs "USA For Italy", onde pediu semelhante ajuda de Michael para seu "bello paese".
Squallor - USA For Italy
http://sharebee.com/2bc897c6
Pena que Zé Fidélis, um dos grandes mestres da paródia, já estava aposentado quando Michael começou a fazer grande sucesso. Mas em compensação temos o estadunidense "Weird" Al Yankovic, que compôs várias paródias de sucessos jacksonianos e conseguiu do próprio autorização para lançar em disco duas. Uma é esta, "Eat It", adivinhe de qual.
"Weird" Al Yankovic - Eat It
http://sharebee.com/99525e9d
E Tom Zé compôs um poema em homenagem a Michael, mas não foi sua primeira obra a ver com ele; mais de vinte anos antes o bardo de Irará participou de uma paródia de "Thriller" lançada pelo grande Serginho Leite.
Serginho Leite - Criser
http://sharebee.com/2170aeee
IT DOES MATTER IF YOU'RE BLACK AND WHITE
Isso mesmo, aqui vai uma pequena homenagem à grande nação alvinegra, quatro gravações raras de canções dedicadas ao Corinthians, talvez o time brasileiro de futebol mais cantado em prosa, verso e melodia.
Começando do começo: a primeiríssima gravação dedicada ao time, "Corinthians", composta por F. Laroza Sobrinho e Ed Dobman e gravada em 1930 por Guarany e Pirajá. Curiosamente, não é canção caipira como se poderia supor pelo nome da dupla, nem "marcha" como diz o selo do disco; para mim é um pasodoble tão bom quanto poderiam ter "desejado" os críticos de Touradas Em Madrid".
Guarany e Pirajá - Corinthians
http://sharebee.com/cdcd324d
Como diz o provérbio, torcedor não pode mudar de time, mas jogador pode. E cantor, pode mudar? Bem, Noite Ilustrada não deixou de ser sãopaulino (conforme me declarou quando o entrevistei em 2002) só porque gravou em 1970 "Corintião", composta por Murilo Campos.
Noite Ilustrada - Corintião
http://sharebee.com/4c997ea4
Muito se falou estes dias sobre Wilson Simonal, menos que ele foi possivelmente o melhor intérprete de Jorge Ben (Jor). Uma prova disso é "Homenagem Rubro-Negra (Joga Corinthians)", lançada em 1977 - isso mesmo, Jorge é devoto do provável segundo time mais cantado do Brasil, o Mengão.
Wilson Simonal - Homenagem Rubro-Negra (Joga Corinthians)
http://sharebee.com/97a7291b
E outra pérola que aguarda reedição oficial aproveitou a onda dos primeiros transplantes de coração - essa mesma, "Transplante De Corintiano", marcha de Manoel Ferreira, Ruth Amaral e Gentil Junior, gravada por Silvio Santos em 1968.
Silvio Santos - Transplante De Corintiano
http://sharebee.com/82f3bc57
PÁRA! PÉRA! PIRAPORA PURA!
O copiraite deste título é meu, rerere, vou usá-lo em uma composição minha - e ele vem muito a propósito para eu lembrar das primeiras exposições deste ano do Arquivo do Rock Brasileiro, que serão em cidades do interior paulista, a começar por Pirapora do Bom Jesus, de 10 a 12 de julho, seguindo para Mairiporã de 17 a 19 de julho, Jacareí
de 24 a 26 de julho, Santo André em 30 de julho e 1 e 2 de agosto e São Caetano do Sul de 14 a 16 de agosto.
Labels: Rock brasileiro