Saturday, May 23, 2009

VIXE, COMO TEM ZÉ (RODRIX) NA MÚSICA BRASILEIRA

O título desta pequena homenagem ao grande Zé Rodrix parece-me adequado, lembrando que ele, embora carioca, era filho de um músico baiano. Zé era músico completo, incapaz de receber um rótulo só: roqueiro, MPBzeiro, jingleiro, arranjador, maestro, escritor...

Começaremos pelo começo: um maxixe de sua autoria (ainda assinando "José Rodriguez") como integrante do grupo Momento4uatro, gravação de 1967.

Momento4uatro - Glória

http://sharebee.com/e4a667f0

Não, esta mensagem não inclui "Casa No Campo". Mas inclui outro grande sucesso de Zé, "Hoje Ainda É Dia De Rock", consagrado na interpretação de Sá, Rodrix & Guarabyra - mas lançado um ano antes quase em segredo pelo grupo Os Famks (sim, o futuro Roupa Nova).

Os Famks - Hoje Ainda É Dia De Rock

http://sharebee.com/28282696

A versatilidade de Zé não tinha limites, nem a de Sá e Guarabyra. Além de fazer sucesso com a ironicamente nostálgica "Zepelim", o trio compôs sob o mesmo tema a marcha "Cordão Do Zepelim", lançada por Nara Leão em 1972.

Nara Leão - Cordão Do Zepelim

http://sharebee.com/2a940ebd

Zé se revelou um dos maiores "hitmakers" de sua geração - e até de todas as outras. Quem lembrou de sua composição "Gerações", para uma telenovela dos anos 1970, deve ter se lembrado também de seus muitos temas novelísticos de sucesso - e náo só da Globo, como atesta "João Corisco", que SR&G compuseram e interpretaram para a novela Jerônimo, O Herói Do Sertão da TV Tupi em 1972 (a trilha tem mais gravações e composições de SR&G que se tornaram raras e merecem ser reeditadas condignamente quando nossas grandes gravadoras mudarem, ou seja, melhorarem, mas isso já é outra novela).

Sá, Rodrix & Guarabyra - João Corisco

http://sharebee.com/17b01ada

Falamos sobre composições que seguem o mesmo tema. Pois bem, agora vou falar um pouco em "bloguês". Ontem estive no altamente recomendável sebo Big Papa (na Galeria Nova Barão, fone 11 3237-0176), comandado por Carlos e Kátia, talvez o casal mais simpático do mundo do disco desde Zé & Júlia da Nuvem Nove. Um dos assuntos de ontem foi o passamento de Zé Rodrix, e Carlos, que residiu em Cuba, contou-me da surpresa ao chegar ao Brasil e ouvir um dos grandes sucessos de Zé, "Quando Será". "Essa música fez sucesso lá em Cuba com Willie Colon!", Carlos comentou. Chegando em casa, dei uma googlada e descobri: Carlos se referia a "El Dia De Mi Suerte", composição de Colon em parceria com Hector Lavoe e lançada por Colon em 1973. Náo foi propriamente um plágio; Zé e Colon desenvolveram a mesma idéia em clima de "latinidad", mas com melodias diferentes. Confira:

Willie Colon - El Dia De Mi Suerte

http://sharebee.com/e8d04cb4

E ninguém pense que Zé ficou preso aos anos 1970. Ele seguiu ativo e criativo; inclusive, no terceiro milênio, tornou-se curador do Clube Caiubi de Compositores, formando com alguns integrantes o grupo Os Tropeçalistas (que gravaram um CD) e compondo com um dos diretores do Clube, o emérito Sonekka, uma das melhores composições de ambos: "Nunca Senti Tanto Medo De Ser Feliz", da qual aqui vai um vídeo ao vivo, cantado por Sonekka e Bárbara Rodrix, filha de Zé.

Sonekka e Bárbara Rodrix - Nunca Senti Tanto Medo De Ser Feliz

http://videolog.uol.com.br/video.php?id=400497

Labels: ,

4 Comments:

At 8:26 PM, Blogger pituco said...

This comment has been removed by the author.

 
At 8:34 PM, Blogger pituco said...

signori,
deletei minha ignorãncia acima...rs

já sei como baixar o áudio...mamma mia!

valeô a postagem-homenagem e a resenha repleta de curiosidades e informações,como invariavelmente é o teu perfil.

amplexossonoros
namaste

 
At 4:19 PM, Blogger João said...

Oi Ayrton! É fora do contexto mas li agora mesmo seu artigo no Yahoo sobre gente que cuida de animais abandonados. Amei!!! Eu mesma já salvei alguns aqui em Itapecerica da Serra, se eu pudesse pegaria todos na rua!
Um grande beijo pra você e pra família!

Liliana

 
At 10:00 PM, Blogger Fiume420 said...

Parabéns e obrigado pelo show e pela aula no Big Papa, Ayrton

E pelo blog, claro



Felicidade!

 

Post a Comment

<< Home