Monday, February 16, 2009

ELES TAMBÉM GRAVARAM ROCK - PARTE 1

Após a primeira leva de minha pesquisa Eles Também Gravaram MPB, aqui vai o outro lado da moeda: artistas de MPB mais castiça ou profissionais de rádio, cinema etc. que se aventuraram pelo rock and roll.

Talvez o disco mais incomum (além de um dos mais raros) de todo o cânone dos Demônios da Garoa seja um 78 RPM para a Philips somente de baladas-rock em 1963. Um dos lados é a famosa "Quando Calienta El Sol", em versão de Arnaldo Rosa, o vocalista dos Demônios: "Ao Nascer Do Sol".

Os Demônios da Garoa - Ao Nascer Do Sol (Cuando Calienta El Sol)

http://sharebee.com/0751b7b7

Neyde Fraga foi grande intérprete pop, não só de sambas e marchas, mas também versões de pop não-rock estrangeiro como a valsinha "Hi-Lili-Hi-Lo" e, neste caso, "Estúpido Cupido", a convite da Continental, para aproveitar o grande sucesso da gravação de Celly Campello (há exatos 50 anos, o tempo passa) na Odeon.

Neyde Fraga - Estúpido Cupido (Stupid Cupid)

http://sharebee.com/66c19a97

Sérgio Ricardo não é apenas grande nome da bossa nova, saindo-se bem também em outros gêneros como samba, toada e até neste rock com balanço latino, "Aleluia", com o qual inclusive ganhou um festival na Bulgária em 1968.

Sérgio Ricardo - Aleluia

http://sharebee.com/6c7ea156

Luiz Claudio é outro artista eclético que brilhou na bossa nova mas merece ser ouvido também ao interpretar gêneros diversos, como canção sertaneja e este rock-cha-cha-chá, uma versão de "Venus" (de Ed Marshall e sucesso mundial com Frankie Avalon nada menos de duas vezes, em 1959 e numa versão discothèque nos anos 1970). Notem que esta versão menciona uma "namoradinha de um amigo meu", mote que um dia iria fazer sucesso com outro jovem cantor que iniciava sua discografia naquele mesmo ano de 1959.

Luiz Claudio - Vênus (Venus)

http://sharebee.com/a11db933

Antes que alguém grite ou digite "Toca Raul", apresentaremos as Irmãs Galvão (anos antes de passarem a se apresentar como As Galvão) com um belo arranjo pop-sertanejo para "Tente Outra Vez", de 1992.

Irmãs Galvão - Tente Outra Vez

http://sharebee.com/504ee6fd

And now... the Brazil-recorded rock recording everybody's been waiting for! É por ele mesmo, Tom Jobim, com seu arranjo para a balada "O Trem Azul" do Clube da Esquina, no álbum Cais, tributo de vários artistas a Ronaldo Bastos lançado há exatos 20 anos, em 1989.

Tom Jobim - O Trem Azul

http://sharebee.com/2bc207e7

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home