Wednesday, February 11, 2009

LIVROS E AMIGOS ÀS MANCHEIAS

Sempre que posso participo do projeto O Autor Na Praça, reunindo escritores para autógrafos e/ou apresentações de música e poesia que se realiza toda última tarde de sábado de cada mês na Praça Benedito Calixto. E desde o ano passado este projeto tem uma variação interessante: comemorar o aniversário da cidade de São Paulo com uma edição especial no Mercado Municipal. E aqui vai uma pequena lembrança, em forma musical, do evento no 25 de janeiro próximo passado.

O jornalista e compositor Caio Silveira Ramos compareceu com seu livro Sambexplícito - As Vidas Desvairadas de Germano Mathias, indispensável para sambófilos e também leitura das melhores, tão informativo quanto inusitado, fugindo da narrativa linear mas sem firulas desnecessárias nem perda do rigor histórico. E o texto é tão bom que mal se nota o único defeito do livro, ausência de ilustrações (atribuível à falta de jogo de pescoço neste aspecto da editora Girafa). No livro não poderia faltar menção ao grupo de que fiz parte nos anos 1980, o Língua de Trapo: em 1986 Germano gravou "Jerônimo", parceria de Carlos Melo, outro compositor do Língua, com Eduardo Gudin, especialmente para a telenovela Cambalacho.

Germano Mathias - Jerõnimo

http://sharebee.com/1a019f00

O verdadeiro sexo forte também marcou presença na pessoa de Verônica Tamaoki, escritora, pesquisadora e curadora do Centro da Memória do Circo. De fato, circo é assunto fascinante até como objeto de estudo, e Verônica compareceu com Circo Nerino, (Pindorama Circus/Editora Codex) escrito em parceria com Roger Avanzi, o palhaço Picolino, que trabalhou no Circo Merino por toda a existência deste, de 1922 a 1964. Minha homenagem aos autores e a todo o respeitável público de circo e bom humor é "Grande Estréia do Circo... Lando", de Jararaca e Ratinho, gravada pelos próprios em 1932. Curiosidade: esta gravação inclui uma citação da moda-fado folclórica "Ai, Minha Mãe", regravada por Falcão nos anos 1990.

Jararaca e Ratinho - Grande Estréia do Circo... Lando

http://sharebee.com/06466a75

E agora vou lembrar de uma vez só dois escritores presentes: eu mesmo com Adoniran: Dá Licença De Contar (editora 34) e o jornalista Levino Ponciano, com uma bela trinca de livros sobre a cidade (todos editados pelo Senac). Todos Os Centros Da Paulicéia descreve a história do centro da cidade e suas imediações (a palavra "entorno" para mim serve apenas para entornar o caldo); São Paulo, 450 Bairros - 450 Anos conta as origens de simplesmente quase todos os bairros paulistanos, do qual Bairros Paulistanos de A a Z é uma versão anterior e mais curta, mas igualmente interessante. Enquanto você encomenda estes livros, ouça "No Morro da Casa Verde", composição de Adoniran Barbosa lançada em março de 1959 (há 50 anos e ainda não reeditada) por Aracy de Almeida.

Aracy de Almeida - No Morro Da Casa Verde

http://sharebee.com/77c6f574

0 Comments:

Post a Comment

<< Home