Monday, February 23, 2009

ORIGINALIDADE É ISSO AÍ - ESPECIAL CARNAVAL

Na semana passada foi publicada um relação das canções carnavalescas mais executadas no século 21, de acordo com o ECAD. Alguns destes sucessos podem ser ouvidos em qualquer baile momesco, mas não em qualquer loja de discos; portanto, aqui vão eles.

A mais tocada nos bailes carnavalescos ("Mamãe, Eu Quero" de Jararaca e Vicente Paiva consta como "apenas" a terceira colocada) é "Cabeleira Do Zezé", parceria de João Roberto Kelly com Roberto Faissal, lançada por Jorge Goulart em 1963.

Jorge Goulart - Cabeleira Do Zezé

http://sharebee.com/8fbb1e27

João Roberto Kelly é o tipo do compositor antenado, que soube combinar a MPB com influências estrangeiras, fazendo música carnavalesca da melhor e ao mesmo tempo usando (no bom sentido, claro) o Carnaval para facilitar a aceitação brasileira do rock como música e comportamento. Após fazer o povo pular e cantar canções cujo tema eram os primeiros cabeludos brasileiros da era do rock, no ano seguinte Kelly ajudou sobremaneira a preparar o terreno para o estouro da jovem guarda ao falar da mulata que dança hully-gully e iê-iê-iê com "Mulata Iê-Iê-Iê", lançada por Emilinha Borba. (Notem que a mulata da marchinha caiu no rock mas era da bossa nova, ou seja, passou de um gênero estrangeiro de influência estrangeira para outro - exatamente como Roberto, Erasmo e tantos outros haviam deixado a bossa nova pelo rock).

Emilinha Borba - Mulata Iê-Iê-Iê

http://sharebee.com/7bfa3a79

E a vice-campeã é a sempre atual "Me Dá Um Dinheiro Aí", composição dos irmãos Homero, Glauco e Ivan Ferreira e lançada por Moacyr Franco em 1959. Vale lembrar que, paralelamente à carreira de emérito humorista, Moacyr havia inaugurado sua discografia cantando principalmente rock, e em 1960 seguiu o mesmo tema desta marchinha, com o "Rock Do Mendigo", dos mesmos autores e de refrão pródigo em "iê-iê-iês".

Moacyr Franco - Me Dá Um Dinheiro Aí

http://sharebee.com/bfe8f180

Labels: , ,

3 Comments:

At 8:46 AM, Blogger Tati Farias said...

wma nao airto! puta formato escroto.

 
At 2:27 PM, Blogger Ugo Medeiros said...

Indiquei o BLOG ao Prêmio Selo Dardos de Reconhecimento.

Maiores informações:

http://colunabluesrock.blogspot.com/2009/02/premio-selo-dardos-de-reconhecimento.html

Parabéns! Continue o excelente trabalho.

Ugo Medeiros

 
At 6:28 PM, Blogger Peter Hammill said...

Olá meu velho e distante amigo...

Abraços de Sorocaba....a cidade do "Rock" e de seu amigo (junto com o Gai Sang) Carlos "Neurose" o ex-Bread maníaco....agora sou um VORAZ consumidor de rock psicodélico dos anos '60s...
passarei outras vezes por estas bandas com mai stempo..hehehehehe

agora sou

Peter Hammill (somente para os íntimos!!!

 

Post a Comment

<< Home