Wednesday, February 11, 2009

ELES TAMBÉM GRAVARAM MPB - PARTE 1

Esta é a primeira leva de duas pesquisas que ando fazendo, sobre artistas não-roqueiros que gravaram rock e vive-versa.

Para começar, lembraremos a dupla personalidade de Benny Anderson, líder do grupo Light Reflections, um dos melhores roqueiros brasileiros a gravar em inglês nos anos 1970. Benny também atende por seu verdadeiro nome: André Barbosa Filho, advogado e profissional de rádio e TV, e que gravou um bom LP de música popular brasileira, Tradição, pela Continental, em 1980. Aqui vai uma amostra, "Fábulas De Violero", composição dele próprio.

André Barbosa Filho - Fábulas De Violeiro

http://sharebee.com/b1eb939c

Daria para preencher um blog inteiro só com profisionais de rádio, televisão, cinema e teatro que se aventuraram pela MPB. Apenas um exemplo é Betty Faria, entoando "Só Danço Samba" de Tom e Vinicius no musical Chica da Silva em 1963.

Betty Faria - Só Danço Samba

http://sharebee.com/474150e0

E aqui vai mais uma: a grande e saudosa comediante Renata Fronzi, que nos anos 1950 gravou um LP como cantora (Canções de Amor, de 10 polegadas, pela Musidisc) - e se saiu muito bem. (Meu exemplar está autografado, infelizmente não para mim: "Obrigada, Genaro, só mesmo um amigo para você para ouvir 'isso'. Um abraço, Renata." Só conversei com Renata uma vez, por telefone, quando procurei seu ilustre filhão, Renato Ladeira, guitarrista do emérito grupo A Bolha.) Uma das faixas deste LP de Renata é composição do amigo Mário Lago, e bem ao estilo bem humorado que ele mostrava em várias de suas composições: "Eu Sei Que Você Não Presta".

Renata Fronzi - Eu Sei Que Você Não Presta

http://sharebee.com/ed53525f

Antes do prédio paulistano e da loura da Banda Calypso temos Joelma, cantora pop dos anos 1960 que conheci pessoalmente duas décadas depois ao me filiar à SOCINPRO, onde ela trabalhava. Embora mais famosa por baladas pop (quase sempre versões), Joelma gravou (em dupla com o sambista Carlos Cesar) esta boa versão de "Ponteio" de Edu Lobo e Capinam em 1967 (curiosidade: esta gravação saiu num LP da Chantecler pegando carona no Festival da Record desse ano e num compacto cujo lado-B era o acompanhamento instrumental, um dos precursores do karaokê).

Joelma e Carlos Cesar - Ponteio

http://sharebee.com/a4a5146f

Agora, ouvido no lance: além de estar nas estantes com uma biografia, o radialista esportivo Silvio Luiz freqüentou brevemente as prateleiras das lojas de discos nos anos 1980 com um compacto de Carnaval pela Fermata, cujo lado-A (parceria dele mesmo com Fernando Solera) é justamente "Olho No Lance".

Silvio Luiz - Olho No lance

http://sharebee.com/93e88868

Para terminar, uma no mínimo inusitada: The Jet Black's, um dos primeiros e mais conhecidos grupos pop brasileiros, interpretando um samba de Antonio Carlos & Jocafi, "Desacato", em 1971.

The Jet Black's - Desacato

http://sharebee.com/7800bd8a

0 Comments:

Post a Comment

<< Home