Monday, May 22, 2017

KAUSOS DE KID VINIL - "ESSE CARA NÃO SOU EU"



Xu-Pa-Ki, CD lançado em 1995, é o único disco do Magazine com o nome Verminose e segundo álbum da banda, que até agora lançou um álbum por década  (os outros foram Magazine em 1984 e Na Honestidade em 2002).  Lançado de forma independente, com tiragem limitada a poucas centenas de cópias (e num tempo em que havia poucas fábricas de CDs no mundo e CD-R ainda era luxo e privilégio de poucas pessoas que sabiam o que era isso e podiam pagar), este CD merece reedição. E um detalhe particularmente curioso é a capa.

Sim, a capa é uma paródia de uma foto da cantora Madonna na fase Erotica, em que a imprensa musical mundial, inclusive a brasileira, estava viciada nela. E não, esse na capa não é o próprio Kid; ele fez uma molecagem em cima de outra molecagem. Explicarei.

Kid pegou essa foto de um compacto de vinil independente estrangeiro, se não me engano dos EUA. Ele me mostrou o disco, inclusive mo tocou para eu ouvir (gostaram da gramática escorreita?). Não registrei o nome do artista nem do disco, mas me lembro que incluía uma faixa esculhambando Madonna de forma direta, com os versos "erotica/pathetica", e uma paródia de "Yellow Submarine" dos Beatles; lembro também da informação de copyright, que dizia: "Nenhum. Se tu quiseres, podes pegar isto e dizer que é teu." Realmente, uma porralouquice só. (Não consegui até agora encontrar no Google informações sobre o disco usando estes dados de que me lembro.)

E Xu-Pa-Ki teve prensagem profissional, mas a capa foi produzida artesanalmente, com algumas variações para cada tiragem. Na foto acima temos um exemplar da primeiríssima tiragem da capa, que recebi de Kid tão logo o disco saiu, e um outro exemplar que consegui. Há pelo menos uma terceira variação, mostrada neste outro blogue.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home