Sunday, May 21, 2017

KAUSOS DE KID VINIL - "SOU COROA"

Poxa... Não bastava 2017 estar sendo um ano de grandes perdas, das chamadas viagens fora do combinado e que saem caro... Algumas incluem pessoas próximas a mim e minhas companheiras de geração, amizade e trabalho. Não me bastasse a chateação das mortes de Jerry Adriani e Belchior, tive agora no dia 19 de maio a de Kid Vinil, amigo (inclusive padrinho de meu filho) desde quando ainda atendia por Antonio Carlos e com quem tive a honra e prazer de trabalhar na banda Magazine (gravamos o CD Na Honestidade, lançado pela Trama em 2002 e que, sem falsa modéstia, precisa ser mais ouvido) e no programa Digital Session na Brasil 2000 FM.

O Magazine, por sinal, é um Demônios da Garoa do rock, no sentido de ser "famiglia italiana", com integrantes saindo e voltando, muitas vezes em funções diferentes. No meu caso, entrei como guitarrista por alguns meses no começo de 1981, quando a banda ainda se chamava Verminose, e retornei como contrabaixista e compositor de 1998 a 2004. Nesse meio tempo a banda retomou brevemente (1994-1996) o nome Verminose, e em 1995 gravou um disco, o CD Xu-Pa-Ki (ideal para fãs de bom humor agressivo na linha dos Ramones), que inclui uma composição minha, "Sou Coroa", cuja história agora vou contar.

Em 1993 a banda, com o nome Magazine, participou do festival Juntatribo, em Campinas. Assim um colaborador da revista Dynamite resumiu o show: "Kid Vinil e seus amigos deveriam ir para um asilo." Segue-se o que Kid me contou: um pouco antes, ele havia recebido de um rapaz uma demo de sua banda, gostou e disse que iria tocá-la em seu programa. Mas nosso amigo Humberto Finatti (o chato mais adorável do planeta) lhe revelou que este rapaz era o mesmo colaborador da Dynamite que havia escrito a resenha não muito elogiosa do Magazine no Juntatribo! Então Kid disse ao rapaz da banda: "Você me esculhamba daquele jeito na revista e ainda vem me pedir favor?" E vejam só como o menino tentou consertar: "Pô, Kid, desculpa, eu nem vi o show, me falaram que foi ruim! E, também, é uma revistinha de merda, que ninguém lê!" Nem preciso dizer que "falaram" na Dynamite para essa pessoa não escrever mais lá... E tudo isso me inspirou a compor a canção, que pode ser ouvida aqui. Melhor ainda é ouvir na íntegra o disco Xu-Pa-Ki (disco independente que já nasceu raro, com tiragem de poucas centenas de cópias, em locais como este.

Por sinal, ocorreu também o inverso, o Magazine me inspirar música. Um de meus quase sucessos, "Me Dá O Mizão" (lançado em meu CD solo Sine Quais-Quais-Quais Non em 2004 e também presente em O Último CD Da Terra, disco do Língua de Trapo de 2016) , foi inspirado no pedido frequente que Ronaldo Passos (dos Inocentes e que honrou o Magazine no ano de 2003) me fazia para afinar a guitarra. E, sim, 19 de maio é também o aniversário de Peter Townshend - o que me fez lembrar de que nos shows do Magazine tocávamos "I Can't Explain" e "The Kids Are Alright".

0 Comments:

Post a Comment

<< Home