Monday, April 03, 2017

CRIANÇA DE HOJE, ROQUEIRO (A) DE AMANHÃ



Se ciências, por mais exatas que possam ser, não são compartimentos estanques, imaginem a música - ainda mais porque música também é ciência. lembrando que música também é ciência. Por exemplo, pessoas fãs de Chico Buarque e Caetano Veloso precisam ter o álbum Caetano E Chico Juntos E Ao Vivo, mas normalmente como elas guardam e catalogam o disco? Meu exemplar está junto aos discos de Chico, meu preferido dos dois artistas, mas o ideal não seria ter dois exemplares, um para cada coleção?

Pois bem, esta introdução foi inspirada por uma de minhas recentes aquisições que atendem a mais de um assunto de meu interesse de pesquisa. No caso, quatro: música e circo, música infanto-juvenil, rock gravado por artistas não-roqueiros (as) e o compositor Mario Albanese. Trata-se de um compacto simples da RGE com dois hully-gullies cantados por e para crianças. Um deles é "Hully-Gully Do Galinho", composição do grande Heitor Carillo e uma das raras gravações do palhaço-cantor Arrelia não feitas para a Copacabana, gravadora onde ele mais fez sucesso. (Sem dúvida, esta canção segue a linha de "Rock Do Ratinho", "Twist Do Cachorrinho" e outros sucessos de outro grande palhaço-cantor, Carequinha, por sinal que pioneiro do rock brasileiro para o público infanto-juvenil). O outro lado traz "Raio De Sol", de Albanese com um de seus mais ilustres parceiros, Armando Blundi Bastos, e com crédito de intérprete a Orquestra e Coro RGE (segundo a capa do disco) e Conjunto E Coro RGE (conforme o selo) - e notem que a gravação é metade rock e metade bossa-nova, em mais uma prova de minha tese de que a jovem guarda e a BN, longe de serem inimigas nemésicas, são grandes amigas e até irmãs.

Como curiosidade adicional, "Hully-Gully Do Galinho" foi revivido em 1976 por um cantor que atendia por Beniagá, num compacto da Chantecler cujo acoplo é outro rock de outro grande, "O Delegado" de Baby Santiago. E, sim, é difícil se referir ao coral desta gravação de Arrelia como "Coró-co-có" e não o igualmente bem-vindo "Cocoricó" de Júlio e sua turma... 

O disco pode ser ouvido aqui.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home