Sunday, May 21, 2017

KAUSOS DE KID VINIL - "ZECA BALEIRO"

Um dos primeiros sucessos de Zeca Baleiro, um José Ribamar maranhense que merece ser lido e ouvido, foi o bem-humorado samba "Kid Vinil", de 1997 (já faz vinte anos, o tempo passa...). onde ele brinca: "Kid Vinil, quando é que tu vai gravar CD?" Versos divertidos, mas que, a rigor, já nasceram desatualizados, pois Kid tinha acabado de lançar seu primeiro CD, Xu-Pa-Ki, dois anos antes. Tomei então a iniciativa de responder com o rock-xaxado "Zeca Baleiro", que lancei em minha fita cassete BREGA.COM.BR.MAIUSCULO, de 1998, e que pode ser ouvido aqui.

Convidei o próprio Kid a participar dessa gravação, mas as agendas não coincidiram. No mesmo ano, Kid me convidou para entrar no Magazine, e "Zeca Baleiro" acabou adentrando o repertório. A princípio, pensamos em manter a levada de xaxado, registrada nesta demo; quando a canção foi selecionada para entrar no disco Na Honestidade, rearranjei para rockabilly, que a banda transformou em punkabilly, e ficou assim.

Tanto Kid quanto Zeca levaram a brincadeira na esportiva. Nesta demo e nos shows, o Magazine contextualizou a coisa toda citando "Kid Vinil" de Zeca nos shows e em alguns programas de TV (inclusive, foi num destes que conhecemos a multiinstrumentista Edria Barbieri, que até tocou pandeiro num de nossos shows, e depois eu e ela demos canjas mútuas em shows e gravações). E lá em 1998-99 entrevistei Zeca, que me disse ter gostado da homenagem e estar disposto a gravar LP - o que acabou acontecendo em 2012, quando seu álbum O Disco Do Ano teve uma tiragem nesse formato.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home