Saturday, August 22, 2009

SAMBA PRA CARAMBA - PARTE 1

Já que sempre reclamei de que o Brasil é o país onde menos se ouve música brasileira, vou fazer minha parte para corrigir isso. Aqui estão alguns sambas que fizeram muito sucesso nos anos 1970 e que, até onde sei, nunca foram reeditados desde então (estas transcrições foram feitas a partir de discos mono!).

Para começar, o grande Jair Rodrigues com "Leão De Coleira", composição do sambista de morro Velha, gravação de 1970.

Jair Rodrigues - Leão de Coleira

http://sharebee.com/8295cafc

A gravação que marcou a passagem de Luiz Ayrão da jovem guarda para o samba foi este dueto com Picolino da Portela: "Puxa, Que Luxo", composição de ambos, lançada em 1971.

Picolino da Portela e Luiz Ayrão - Puxa, Que Luxo

http://sharebee.com/d13a99ae

Na transição do singelo samba de morro para o simples e direto sambão-jóia temos "Vai Pro Lado De Lá", de Candeia e Euclenes, lançdo por Candeia em 1971 e sucesso com Nerino Silva no ano seguinte.

Nerino Silva - Vai Pro Lado De Lá

http://sharebee.com/11cc5540

E alguém se lembra - ou ouviu falar - de Maria Luiza Imperial? Filha de Carlos Imperial, ela se lançou como cantora e compositora no começo dos anos 1970, e deve ter seguido conselhos do pai ao fazer declarações escandalosas como "ninguém me convence de que Noel Rosa é bom, 'Conversa De Botequim' é uma droga sem tamanho". Bem, ela conseguiu ser plagiada por João Bosco: compare o trecho "na figura de um bravo feiticeiro" de "O Mestre-Sala Dos Mares" com o trecho "hoje nos teus braços quero esquecer" de "Amor, Amor", parceria de Maria Luiza com Paulo Menezes e o bloco carnavalesco Bafo da Onça, gravada pelo grande Jorge Goulart em 1972.

Jorge Goulart - Amor, Amor

http://sharebee.com/9dd22c3a

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home