Thursday, August 20, 2009

ESTA LULU TAMBÉM TEM MUITOS LUVVERS

Nem faz tanto tempo que a moda no mundo dos quadrinhos era voltar à mais tenra infância: Pernalonga, os Flintstones, a Turma da Mônica e outros tiveram suas versões "kids". Agora temos a onda "teen", com mais uma metamorfose dos personagens de Mauricio de Souza, a Geração Z das Meninas Superpoderosas (um desenho criativo reduzido a mais um animê histérico; desta vez o dia não foi salvo) e a veneranda Luluzinha transformada em Luluzinha Teen. Notei também alguns debates quanto à qualidade desta Luluzinha Teen em relação à anterior, alguns elogiando, outros dizendo ser uma imitação forçada da Turma da Mônica Jovem. De qualquer modo, duas coisas são certas. As histórias da Luluzinha dos anos 1940 a 1960 são tão engraçadas quanto inteligentes e parecem até ter melhorado com o tempo, gosto ainda mais agora que na minha infância lá em 1964. E não estou sozinho: o fã-clube de Lulu tem sócios pelo mundo afora. Aqui estão algumas demonstrações musicais disso, de gêneros, épocas e países diversos.

A mais famosa e óbvia é "Be-Bop-A-Lula", lançada em 1956 pelo roqueiro Gene Vincent, que pronunciava "Lulu" como "Lula" devido ao sotaque de sua região de origem, o Sul dos EUA. Como gsto de fugir do óbvio, trarei uma versão em japonês, escrita por Seuti Yida e cantada por Yoko Abe em 1959 no Brasil - a cantora Abe-san foi o primeiro artista nipo-brasileiro a gravar rock na terra do coqueiro nascente. Kiite kudasai:

Yoko Abe - Be-Bop-A-Lula

http://sharebee.com/d53c33a6

Outra óbvia é "A Festa Do Bolinha", composição de Roberto e Erasmo Carlos, lançada pelo Trio Esperança em 1965, com tamanho sucesso que o texto de contracapa de um LP coletânea de música brasileira patrocinado pela Varig e lançado na Alemanha (Papagaio - Bossa do Brasil) traduz o título para o inglês como "Bolinha's Party" e nem se lembra de que o personagem foi criado nos EUA pela cartunista Marjorie Buell! E, novamente longe do óbvio, apresento uma versão chilena, "La Fiesta De Tobi", com o grupo vocal Los 4 Hits acompanhado pelo conjunto instrumental Los Masters.

Los 4 Hits - La Fiesta De Tobi (A Festa Do Bolinha)

http://sharebee.com/43706aaa

Muitos acham que a bossa nova foi tão "cabeça" quanto a jovem guarda foi alienada. Para mim, ambas são irmãs quase gêmeas. Ambas eram fusões de música brasileira com estilos ianques, respectivamente o jazz e o pop-rock; ambas eram feitas por jovens que queriam aproveitar a vida; e ambas tinham seu lado moleque e infanto-juvenil. A jovem guarda cantava músicas sobre outros alguéns, Brucutu, Chapeuzinho Vermelho ("não ligue pra nenhum conselho") e Luluzinha? Pois a bossa nova cantava músicas sobre barquinhos e beijinhos, o pato que vinha cantando alegremente, Chapeuzinho Vermelho (às voltas com o "Lobo Bobo", lembra-se?) e... Luluzinha. Sim, a "Luluzinha Bossa Nova", composição da dupla Bôscoli & Menescal, lançada por Sônia Delfino em 1961.

Sônia Delfino - Luluzinha Bossa Nova

http://sharebee.com/064a4383

Dos próprios EUA temos o tema da primeira versão do desenho animado, "Little Lulu Theme", composto por Buddy Kaye, Fred Wise (sim, autor de várias cançonetas gravadas por Elvis Presley) e Sidney Lippman, e que vamos ouvir em dois arranjos: o original de 1943 e uma versão jazz com o pianista Bill Evans, primeira faixa de seu primeiro LP para o selo Verve, acompanhado por Gary Peacock (contrabaixo) e Paul Motian (bateria) em 1964.

Original Theme - Little Lulu

http://sharebee.com/e6c7a6e3

Bill Evans - Little Lulu

http://sharebee.com/7a3cd520

Não esquecerei dos irmãos Meire e Albert Pavão e da dupla vocal da jovem guarda Os Vikings (mais uma conexão com a Turma da Mônica: Diógenes, um dos Vikings, faz a voz do elefante Jotalhão em desenhos e comerciais desta turma), que, ao lado de outros vocalistas e com a coordenação de Theotonio Pavão, pai de Albert e Meire, gravaram vários LPs infanto-juvenis com o nome Quarteto Peralta. Um deles (A Festa Do Bolinha, de 1977) é totalmente dedicado a Bolinha e sua turma, com faixas especiais para personagens como Vovô Fracolino, a Turma da Zona Norte e até aquela peste do Alvinho - sem falar no próprio Bolinha que conegue ser ainda mais peste quando toca violino (curioso é que no gibi antigo Bolinha toca violino por pressão dos pais, mas na versão "teen" ele é guitarrista por opção; só não sei se a qualidade melhorou). Aqui vai o LP inteiro, tomado de empréstimo a um excelente blog, Cantos e Encantos.

http://rapidshare.com/files/21842937/A_Festa_do_Bolinha_-_1977_-_Quarteto_Peralta_-_CANTOSENCANTOS.rar

Labels: , , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home