Sunday, August 16, 2009

ORIGINALIDADE É ISSO AÍ - ELVIS PRESLEY

Hoje é aniversário do falecimento de Elvis Presley, o verdadeiro Rei do Pop, continuador da tradição de Al Jolson, Frank Sinatra e outros eméritos "crooners". Aproveitarei para mencionar meu novo livro que acaba de sair, O Jovem Elvis Presley (editora Nova Alexandria/Claridade), por sinal que meu segundo livro sobre um mesmo artista; o outro é Elvis Presley: Vamos Dar Uma Festa, lançado pela Nova Sampa em 1994 (sim, eu me dou bem com editoras que têm "Nova" no nome, ou que pelo menos, como dizia Raul Seixas, "enxergam o novo porque têm olho novo") e já esgotado. (Tudo bem, aproveitarei para lembrar também o aniversário de Madonna.)

Aqui vão algumas gravações originais de canções que se tornaram propriedade de Elvis quando ele as gravou.

Foi dito, com justa razão, que música popular, além de feita de fórmulas, é 90% letra; uma nova letra já basta para caracterizar uma nova canção. Um bom exemplo é este mesmo: "Aura Lee", composta em 1861 com melodia de George R. Poulton e versos de William Whiteman Fosdick. Quase cem anos depois, com Elvis já devidamente incorporado à indústria cultural, ele apareceu como compositor de "Love Me Tender", nada mais que "Aura Lee" com nova letra, em parceria com Vera Matson. Na verdade, esta nova letra é do maestro Ken Darby; Elvis foi creditado como compositor segundo o acordo feito pelo (desculpem o baixo calão) Colonel Parker segundo o qual Elvis se tornaria "parceiro" ao gravar obras de determinadas editoras, começando por "Heartbreak Hotel". E Vera Matson também entrou somente com o nome, por ser esposa de Ken Darby e ele ser filiado a uma sociedade arrecadadora de direitos autorais que não a de Elvis. (Continue a ler quando sua cabeça parar de rodar, pois continuarei a escrever quando a minha parar também.) A gravação mais antiga que conheço de "Aura Lee" é com a atriz e cantora Frances Farmer (1913/1970, nascida em Seattle; talvez tenha sido por isso que seus conterrâneos do Nirvana tenham gravado "Frances Farmer Will Have Her Revenge in Seattle"), no filme Come And Get It em 1936 (exibido no Brasil com título Meu Filho é Meu Rival); esta gravação foi extraída do filme.

Frances Farmer - Aura Lee

http://sharebee.com/f2dba2ab

Nos anos 1970 Elvis costumava abrir seus shows com "C. C. Rider". Originalmente um blues intitulado "See See Rider", a canção foi lançada por sua autora, a blueswoman Ma Rainey, em 1924. Outras versões em rock ou r&b anteriores à de Elvis incluem a de Wee Bea Booze, Eric Burdon e esta aqui, de Phil Flowers, que só conheço de um compacto mais ou menos oficial; uma transcrição melhor será bem-vinda.

Ma Rainey - See See Rider

http://sharebee.com/96f08a98

Phil Flowers - C. C. Rider

http://sharebee.com/6fd76b8f

Outra composição da qual Elvis fez um "cover de cover" é "Hound Dog", da dupla Jerry Leiber & Mike Stoller, lançada em 1953 pela cantora Willie Mae "Big Mama" Thornton, com direção musical de Johnny Otis. Atenção para o solo de guitarra deliciosamente primitivo de Pete Lewis; para mim ouvi-lo é quase como ser testemunha da invenção da roda. E consta que Elvis, embora bastante antenado com música negra nos anos 1950, baseou sua interpretação de "Hound Dog" na gravação de Freddie Bell & The Bellboys, de 1955.

Big Mama Thornton - Hound Dog

http://sharebee.com/48923618

Freddie Bell & The Bellboys - Hound Dog

http://sharebee.com/fb7cc42b

Labels: , ,

1 Comments:

At 5:23 PM, Blogger cleiner micceno said...

faaala ayrton, sou o cleiner q estou produzindo o documentário sobre o eddy teddy com o luiz, to passando aqui pra deixar o meu blog pra vc dar uma conferida e la nos meus links esta tb o blog do luiz teddy

to adicionando seu blog nos meus favoritos la tb abrsss
www.stalkershots.blogspot.com

 

Post a Comment

<< Home