Friday, March 02, 2012

TANGO ARGENTINO MAIS BRASILEIRO

Uma moda muito interessante da virada dos anos 1950 para 1960 foram os LPs de música brasileira em arranjos os mais ousados e variados possíveis em ritmos os mais diversos de música não brasileira: tango, charleston, ritmos latinos, música erudita e por aí afora. Recomendo todos que ouvi até agora como "humor a sério", que funciona ao mesmo tempo como brincadeira e boa música. (E quase todos os exemplos que conheço foram lançados pela Odeon.)

Aqui vai um destes discos: Samba Em Tempo De Tango, do maestro e bandoneonista Miguel Caló (1907/1972), argentino de Buenos Aires e um dos grandes nomes do tango. Este álbum, de 1958, é indicado também para fãs de MPB e de música argentina - e ele se torna ainda mais curioso se lembrarmos que o tango argentino surgiu pouco depois do chamado tango brasileiro ou "tanguinho", variante do maxixe com a mesma pulsação "criolla" que daria origem ao tango portenho.



O repertório deste álbum é:

A Voz Do Morro (Zé Keti)
Aquarela Do Brasil (Ary Barroso)
Saudades Da Bahia (Dorival Caymmi)
Chove Lá Fora (Tito Madi)
Risque (Ary Barroso)
Folha Morta (Ary Barroso)
Marina (Dorival Caymmi)
Laura (Alcyr Pires Vermelho/João de Barro)
Feitiço Da Vila (Noel Rosa/Vadico)
Conceição (Dunga/Jair Amorim)
Ouça (Maysa)
Serenata (Haroldo Lobo/David Nasser)

E mesmo que você não seja porteiro(a), baixe e diga:

http://www.4shared.com/rar/Ij_5OHDi/miguel_calo_-_samba_em_tempo_d.html

(Ah, sim: perdoem eu não ter tido tempo de separar as faixas, vai ser como ouvir uma fita cassete. E foi uma luta para eu conseguir digitar "Miguel Caló" em vez de "Michel Teló". Mas vocês merecem o esforço.)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home