Sunday, December 11, 2011

LEMBRAR JOHN É SEMPRE BOM

O dia do lançamento de meu novo disco, Lados-E, teve um instante menos alegre, quando me lembrei que coincidia com o aniversário da morte de John Lennon. E resolvi montar uma coletaneazinha com canções em homenagem a ele - não incluindo desta vez as compostas por pessoas próximas (Paul, George, Yoko) ou por ele mesmo (artista auto-referente por excelência, deu-nos "The Ballad Of John And Yoko" e "Hold On John").

Uma das reações a John aparecer ao natural na capa de Two Virgins foi uma canção cujo título diz tudo, “John You Went Too Far This Time”, que não fez sucesso, embora a intérprete, Mary Elizabeth Spacek, aqui usando o nome artístico bem ripongo de Rainbo, tenha feito bem mais sucesso anos depois como atriz e cantora usando outro apelido, Sissi - ela mesma, Sissi Spacek de Coal Miner's Daughter (O Destino Mudou Sua Vida).

Benito di Paula, antes de se firmar como o rei do sambolero, lançou-se como baladista pop, e uma de suas primeiras gravações foi “Hei John”.


O grupo canadense Inner City Mission comentou o fim dos Beatles com "Get Back John" em 1970.

Agora, mais três gravações dos EUA. A equipe de humor multimeios National Lampoon teve a pachorra de editar a entrevista de John para a Rolling Stone como base para a letra da sátira “Magical Misery Tour”; quem toca piano é Melissa Manchester, que depois fez sucesso como artista-solo. E dois comentários musicais sobre a luta de John contra sua deportação do país são “Let John And Yoko Stay In The USA” com The Justice Department (grupo "ad hoc" que incluiu Arthur Resnick, autor de clássicos do pop como "Good Lovin'" e "Under The Boardwalk") e o grande Neil Sedaka com sua “The Immigrant”.

De volta ao Brasil, não esqueceremos Odair José com sua “Eu Queria Ser John Lennon” e o gajo Roberto Leal com “Recado A John Lennon (Ei Tu)” (embora ambas usem citações de canções de Paul, e nem têm culpa, pois ambas estão assinadas originalmente por ele e John). A cantora Bianca, que se lançou como guitarrista "poseur" de pop-rock e hoje canta numa banda de forró, lançou “Comentário A Respeito De John”, de Belchior em parceria com Penna (sim, aquele do Papa Poluição e do Partido Verde). E do Sul temos Dirceu Graeser (o mesmo Dirceu da garageira "Pura Asneira" que comentei no blog estrangeiro Garage Hangover), cantando “Tributo A John Lennon E Outros Camaradas Maravilhosos”, do conterrâneo Paulo Hilário (da banda Os Metralhas).

Lembraremos também os hitmakers Dalto (“Lennon”) e Beto Guedes (“No Céu Com Diamantes”). E Lennon foi homenageado também por Nelson Motta em "John", defendida por Olivia Byington no festival MPB-Shell de 1981.

Na Europa tivemos os ingleses Elton John com sua “Empty Garden (Hey Hey Johnny)”, o também inglês Queen com “Life Is Real (Song For Lennon)” (lado-B de "Body Language") e a cantora francesa Michele Torr com “Adieu Lennon”.

Como no Brasil o mais difícil é sempre escrever sobre artista brasileiro, não descobri até agora nada sobre o Grupo Harmonia e seu interessante compacto independente de 1982 “Saudoso John Lennon” (exceto que o grupo poderia se chamar "Harmonias dos Ananias", já que as composições são de três pessoas com este nome).


Mais irreverentemente respeitosos (sim, isso é possível) foram o grupo Premê (com “Father”), o pernambucano Ciço Gato (“Eu Sonhei Com John Lennon”) e este que vos escreve (com “Imagine Só”, lançada em 1984 mas numa regravação bem melhor de dez anos após, com Kim Kehl nas guitarras).

TRIBUTO A JOHN LENNON
• Rainbo (Sissi Spacek) (EUA) – “John You Went Too Far This Time”
(John Marshall/Ron Dulka) 1968
• Inner City Mission (Canadá) – “Get Back John”
(Richard Gael/Patrick Riccio II) 1970
• National Lampoon (EUA) - “Magical Misery Tour”
(Chistopher Cerf) 1972
• The Justice Department (EUA) – “Let John And Yoko Stay In The USA”
(Artie Resnick/Paul Kaumann) 1972
• Neil Sedaka (EUA) – “The Immigrant”
(Neil Sedaka) 1974
• Benito di Paula (Brasil) – “Hei John”
(Benito di Paula) 1970
• Roberto Leal (Portugal/Brasil)– “Recado A John Lennon (Ei Tu)” (“Hey Jude”)
(John Lennon/Paul McCartney/versão de Roberto Leal) 1979
• Odair José (Brasil) – “Eu Queria Ser John Lennon”
(J. Pereira Junior/Odair José) 1972
• Bianca (Brasil) – “Comentário A Respeito De John”
(Belchior/José Luiz Penna) 1980
• Dirceu Graeser (Brasil) - “Tributo A John Lennon E Outros Camaradas Maravilhosos”
(Paulo Hilário) 1981
• Olivia (Brasil) – “John”
(Xixa Motta/Nelson Motta) 1981
• Grupo Harmonia (Brasil) – “Saudoso John Lennon”
(Sebastião Ananias/Valdemar Ananias/José Ananias) 1982
• Michele Torr (França)- “Adieu Lennon”
(Guy Matteoni/Jean Albertini/Didier Barbelivien) 1981
• Queen (Inglaterra) – “Life Is Real (Song For Lennon)”
(Freddie Mercury) 1982
• Elton John (Inglaterra) – “Empty Garden (Hey Hey Johnny)”
(Elton John/Bernie Taupin) 1982
• Dalto (Brasil) – “Lennon”
(Cláudio Rabello/Dalto) 1983
• Beto Guedes (Brasil) - “No Céu Com Diamantes”
(Beto Guedes/Ronaldo Bastos) 1999
• Ayrton Mugnaini Jr. (Brasil) – “Imagine Só”
(Ayrton Mugnaini Jr.) 1984/1994
• Premê (Brasil) – “Father”
(Wandi Doratiotto/Mário Manga) 1991
• Ciço Gato – “Eu Sonhei Com John Lennon”
(direitos reservados) c. 2005

All you need is link

4 Comments:

At 7:09 PM, Blogger Unknown said...

Um puta dum blog desse e ninguém comenta?!?! trilhões de parabéns, grande mestre Mugnaini.

 
At 4:20 AM, Blogger Rafael M. said...

Mugnaini, por favor, pode repostar o link para essas canções dedicadas a Lennon? Infelizmente o link não está mais ativo. Desde já agradeço e conto com a sua compreensão.

 
At 8:25 PM, Blogger Rafael M. said...

Obrigado pela sua "grande educação" em não atender ao meu pedido de repostagem feito ainda em 2012. Passar bem.

 
At 12:08 PM, Blogger Ayrton Mugnaini Jr. said...

Sr. Rafael M., o atalho acaba de ser atualizado, embora tenha precisado esperar até 2014. Espero contar com vossa compreensão também.

 

Post a Comment

<< Home