Monday, October 31, 2011

DE KENTUCKY E DA INGLATERRA PARA O MUNDO

Numa conversa sobre o instrumento dulcimer, cujo uso mais conhecido na música pop talvez tenha sido na primeira gravação de "Lady Jane" dos Rolling Stones, lembrei de um LP de meu acervo que foi poupado nas recentes mudanças e expurgos: Songs From Kentucky da cantora e pesquisadora de folclore Jean Ritchie, espécie de Inezita Barroso estadunidense.

O disco é de 1953 (ele mesmo não tem data impressa e no Google encontrei três datas diferentes, chegando à certa por uma resenha na revista inglesa Gramophone). Após várias procuras, não achei na Internet edição em CD nem o LP digitalizado, de modo que resolvi dar minha contribuição digitalizando meu exemplar.

Neste álbum June Ritchie toca dulcimer e também violão; curiosamente, quase todas as faixas foram lançadas na Inglaterra (país onde Ritchie foi pesquisar origens de canções folclóricas estadunidenses) em dois LPs de 10 polegadas, e as faltantes (num total de quatro) foram substituídas por outras ("John Riley", "The Gipsie Laddie", "The Cuckoo" e "Locks And Keys")! Em todo caso, neste LP temos:

1. Old Joe Clark
2. Oh Soldier, Soldier
3. Gentle Fair Jenny
4. The Turkish Lady
5. Froggie Went A'Courting
6. Bachelor Hall
7. Single Girl
8. Barbera Ellen
9. Hush Little Baby
10. There Was An Old Woman
11. One Morning In May
12. Jackero
13. Little Devils
14. Pretty Polly
15. Jubillee
16. Sourwood Mountain
17. Christ Was Born In Bethlehem
(composições de domínio público)

http://www.4shared.com/audio/3QekxrGi/jean_ritchie_-_songs_from_kent.html

Só três detalhes: 1) Perdoem eu não ter separado as faixas, mas estão todas aí (vai ser como ouvir uma fita cassete, rerre); 2) Perdoem também uma interferência de rádio que só percebi depois e removi até onde pude, mas que não chega a atrapalhar a audição de um disco destes - e pretendo fazer nova digitalização); 3) Este não é culpa minha: o disco está totalmente fora de catálogo e jamais foi reeditado nestes quase 60 anos.

Labels: , , ,

4 Comments:

At 11:15 AM, Blogger Lidyanne Aquino said...

Ayrton, tudo bem? Gostaria de fazer algumas perguntas a respeito do Arquivo do Rock. O senhor poderia me passar um e-mail para contato? Agradeço desde já pela atenção. Atenciosamente, Lidyanne Aquino.

 
At 8:51 PM, Blogger Ayrton Mugnaini Jr. said...

Podes escrever para ayrtonmu@uol.com.br

Um e-abraço.

 
At 2:03 PM, Blogger Humberto Capellari said...

Rapaz, nada a ver com este post: apenas quero dizer que gosto bastante da coluna que você assina na revista Cães & Cia. Abs.

 
At 9:39 AM, Blogger Lidyanne Aquino said...

Ayrton, tudo bem? Realizei uma microentrevista com o senhor há algumas semanas. As pessoas têm ligado aqui solicitando fotos da exposição. O senhor poderia me enviar para o mesmo e-mail (lidyanneaquino@gmail.com)?? Agradeço desde já! Lidyanne Aquino

 

Post a Comment

<< Home