Thursday, January 21, 2010

SEM MATO, MAS COM UM (OUTRO) GOSTO DE FRAMBOESA

Há algum tempo falei sobre a influência da banda inglesa Badfinger ao redor do mundo. Pois hoje resolvi que agora é a vez dos estadunidensees Raspberries, outra banda que veio ao mundo para consolar os órfãos dos Beatles. Infelizmente, os Raspberries surgiram após o Badfinger e terminaram antes (embora, felizmente, toods os integrantes da formação clássica tenham sobrevivido e se reunido neste novo milênio), mas conseguiram emplacar um punhado de canções obras-primas do chamado "power-pop".

Uma delas é a balada "Let's Pretend", de 1972. O produtor dos discos do Raz, Jimmy Ienner, cuidou também de algumas gravações da banda escocesa de glam-bubblegum ("bubbleglam"? Bem, se esse rótulo não existia, inventei agora) Bay City Rollers, e sugeriu a eles que regravassem esta canção de seus outros clientes. E assim foi feito, na faixa de abertura do álbum Dedication, de 1976.

Bay City Rollers - Let's Pretend

http://sharebee.com/80826016

Numa de suas edições especiais de fim de ano a revista CD Review incluiu entre as piores regravações a de "I Wanna Be With You" pela banda californiana dos anos 1980-90 The Sneetches. Achei excesso de maldade por parte da revista - e me lembrei de ter dito num jornalzinho (o quase famoso e lendário Notrya) lá em 1973 que a canção "ficará para sempre marcada na história do rock". Julguem vocês se algum de nós exagerou.

The Sneetches - I Wanna Be With You

http://sharebee.com/e335b912

O grande sucesso dos Raspberries no Brasil foi a baladaça "Don't Want To Say Goodbye", obrigatória em programações de emissoras e bailinhos desde o lançamento em 1972. Houve até uma regravação da banda estadunidense Sha Na Na, que desde os anos 1960 se dedicava a reviver os anos 1950 e que em seu disco Sha Na Now, de 1975, gravou repertório contemporâneo em estilo antigo, ideia que o Big Daddy realizaria bem melhor nos anos 1990. Bem, esta canção deve ter sido regravada pelo Sha Na Na por gentil insistência do produtor executivo do álbum, ninguém menos que o zeloso Jimmy Ienner.

Sha Na Na - Don't Want To Say Goodbye

http://www.4shared.com/audio/bBdFplaM/sha_na_na_-_dont_want_to_say_g.html

E "Don't Want To Say Goodbye" teve pelo menos duas versões brasileiras, "Não Diga Adeus" com os Fevers (nos anos 1990) e a ainda mais curiosa "Vou Mudar De Vida", escrita por Rossini Pinto e lançada por Franc Landi em 1973 num LP só de versões, A Voz Do Sucesso.

Franc Landi - Vou Mudar De Vida (Don't Want To Say Goodbye)

http://sharebee.com/800a4610

Outra versão brasílica do cânone do Raz é de uma que nem foi lançada no Brasil, "Nobody Knows", do segundo LP, Fresh (que nos anos 1990 recomendei na revista Dynamite como um dos grandes álbuns de rock inéditos no Brasil e como, provavelmente, o melhor álbum dos Raspberries, ao menos como um álbum agradável, fluido e coeso, em que todas as faixas parecem ter nascido para viverem sempre juntas e serem sempre ouvidas de uma vez só). Pois bem, quem gravou esta foram os grandes Carbonos, como "Não Vão Saber", versão de Ricardo F. Moraes - e também numa versão instrumental, ambas lançadas em 1973 (respectivamente nos LPs Volume 13 e Instrumental Volume 13).

Os Carbonos - Não Vão Saber (Nobody Knows)

http://sharebee.com/b435bfc3

0 Comments:

Post a Comment

<< Home