Monday, January 11, 2010

...E ROSE E ROSE

Já esquentando o ambiente para lembrar o primeiro centenário do nascimento de Adoniran Barbosa a se completar em agosto, segue aqui uma curiosidade. Até onde sei, Carlos Galhardo foi o único dos chamados Quatro Grandes da Velha Guarda da MPB a gravar uma composição de Adoniran - aliás, ele gravou duas, "Vem Morena" e "Minha Roseira". Esta última, um sambinha brejeiro em parceria com um certo Dedé, saiu num compacto simples de 1966.

Curioso é que este samba parece ter inspirado, até no título, parte de "La Rosa", sucesso na Itália em 1968, típico "samba italiano" composto por Claudio Mattone e gravado por José Altafini - sim, o jogador "brasiliano" que competiu na Copa do Mundo de 1958 jogando pelo Brasil e na Copa seguinte pela Itália. Não custa lembrar que Adoniran sempre fez sucesso na Itália como compositor, não só com o estouro de "Trem Das Onze" na versão de Riccardo del Turco ("Figlio Unico") mas também as regravações de Don Marino Barreto Jr. ("Samba do Arnesto" e "As 'Mariposa'"), além do "Samba Italiano" regravado também em 1968 pelo grupo I Romans ("Che Tempo Fa, Gigi"). Confiram e opinem sobre as belas rosas de Adoniran e Altafini (e, sendo Adoniran e Galhardo também "oriundi", natti Rubinato e Gagliardi, fica tudo em casa):

Carlos Galhardo - Minha Roseira

http://sharebee.com/288f8cc7

José Altafini - La Rosa

http://sharebee.com/904a7f65

(Mais um parêntese bem mugnaínico: será José Altafini parente de Celso Altafini, que gravou na mesma época um compacto independente de pop bem garageiro? Comentei sobre este disco no blog estadunidense Garage Hangover, pode ir lá ver que eu espero: http://www.garagehangover.com/?q=taxonomy/term/936/9 )

Labels: , ,

1 Comments:

At 6:07 AM, Blogger Ron Groo said...

Maravilhosas as Rosas de João Rubinato, digo, Adoniran Barbosa.

E quanto ao Ricardo Del Turco, quanta dor de cabeça deu ao nosso sambista maior da paulicéia heim?

Dispois que nóis vai, dispois que npois vorta.

 

Post a Comment

<< Home