Tuesday, September 15, 2009

PARA BEATLE-LADOS - PARTE 1

Nos anos 1980, estava eu na sede do fã-clube Revolution, no Shopping Vitrine da Faria Lima, quando fui "desconvertido". Um beatlemaníaco me perguntou: "Você é beatlemaníaco?" Respondi que sim. "Você acha os Beatles os maiores de todos os tempos?" Respondi que não. "Então você não é beatlemaníaco." Desde então pensei: se não sou, que não seja. Nem posso ser, tendo ouvido compositores pop da mesma época como Goffin & King, Brian Wilson, Ray Davies, Burt Bacharach, Frank Zappa... Assumi-me então como um herege, achando inclusive que muitas composições dos Beatles ficaram melhores com outros intérpretes. Confiram e opinem vocês:

Em 1968 o pianista e cantor de jazz estadunidense radicado em Londres Rich Bono gravou um LP para lá de raro, Once Upon A Time - The Sing Swing Style Of Rich Bono, para o selo inglês Major Minor, de onde garimpei "This Boy".

Rich Bono - This Boy

http://sharebee.com/8ac3be14

Já que mencionei Gerry Goffin e Carole King, em 1979 Louise Goffin, filha de ambos, gravou um bom LP, Kid Blue. Num belo exemplo de "pingue-pongue no rock", embora um pouco indireto, anos após os Beatles regravarem "Chains" de Goffin & King, a menina Louise regravou "All I've Got To Do".

Louise Goffin - All I've Got To Do

http://sharebee.com/380dc090

Maggie McNeal, cantora pop holandesa de sucesso nos anos 1970 na dupla Mouth & McNeal ("How Do You Do") e solo ("When You're Gone", "Love Was In Your Eyes"), transformou "Wait" numa bela valsa em seu álbum Fools Together, de 1977.

Maggie McNeal - Wait

http://sharebee.com/8c40ee17

E em 1965 o maestro estadunidense Joshua Rifkin (mais lembrado hoje em dia por suas adaptações de obras do grande Scott Joplin para o filme Golpe de Mestre) gravou o LP The Baroque Beatles Book, um dos primeiros - e melhores - álbuns de tributo ao grupo inglês (além de um dos melhores álbuns de humor musical de todos os tempos).

The Baroque Beatles Book (arranjo de Joshua Rifkin) - Things We Said Today

http://sharebee.com/08b71f8a

1 Comments:

At 5:35 AM, Blogger José Leandro Cardoso said...

Meu coentário na verdade é sobre sua matéria no yahoo "o nome dos cães", ou algo assim. O nome do famoso livro do Gilberto Freyre é "Sobrados e Mocambos" e não "Mucamas" como vc escreveu. É só um toque.
Abraço,
Leandro.

 

Post a Comment

<< Home