Thursday, December 24, 2009

JANDIRA JAMBOREE - PARTE 1

Em 2010 espero reeditar minha Enciclopédia das Músicas Sertanejas, e enquanto isso vou revisando & atualizando. Um dado que descobri e considero interessante saiu de um livro que descobri estes dias e que, claro, também já entrou para a bibliografia: Sertão e Bairro Rural de Lia Freitas Garcia Fukui, lançado pela Editora Ática há exatos 30 anos, em 1979. Percorrendo o livro, deparei com este episódio de uma reunião social ocorrida em Itapecerica da Serra em 1963:

"São cerca de quinze horas. Dois violeiros cantam na venda a pedido e recebem em troca guaraná e café. Não bebem nada alcoólico. As músicas cantadas em dueto são todas aprendidas no rádio, e a preferência de todos é por 'Dona Jandira', que conta a história de uma mulher da cidade que deixou o marido, o automóvel, para ir morar com um caboclo que a defendera e por quem ela se apaixonara um dia, na cidade... Os violeiros deixam a vendsa, dirigindo-se à casa da festa e lá continuam a cantar a pedido. 'Dona Jandira' é repetida várias vezes."

Se fosse eu o autor do livro ou assistente de Fukui-san, teria pesquisado que "Dona Jandira" é esta. Pois bem, aqui está: trata-se de uma valsinha caipira lançada em 1963 mesmo por seus autores, Zico e Zeca.

Zico e Zeca - Dona Jandira

http://sharebee.com/0e206e21

E me lembrei de outras das muitas Jandiras musicais por aí, como um samba lançado por Jorge Veiga e que antecipa a rima de "como dói" com "Niterói" usada mais tarde pelo grande Gordurinha em "Mambo da Cantareira" (e por sua vez citada em "Fraude" do Língua de Trapo original), um roquinho de duplo sentido do Ultraje A Rigor, uma banda mineira de rock e até uma sambista que estreou já veterana. Lembrei-me também de Dona Jandira, jornalzinho alternativo do começo dos anos 1980. E quando eu tiver em mãos digitalizações das gravações citadas, colocá-las-ei - daí o "Parte 1" do título da mensagem.

1 Comments:

At 7:50 PM, Blogger Rubs troll said...

Pergunta:Ja ouviu falar duma musica chama(acho)El habib?Cantada em portugues com vibe arabe(sirio/libanes?)o hook dessa musica é igualzinho ao refrao daquela:"Peladona do primeiro andar".
Meu pai tinha um 78rpm(que quebrou)e eu a ouvi quando tinha uns 6 anos de idade...??

 

Post a Comment

<< Home