Tuesday, December 23, 2008

UM LIVRO REALMENTE DOS DIABOS

Acabo de receber um dos primeiríssimos exemplares de um livro para o qual honrosamente colaborei com discografia & informações: Pascalingundum! Os Eternos Demônios da Garoa, nada menos que o primeiro livro sobre o grupo, escrito pelo intimorato Assis Ângelo e publicado pelo Grupo Trends Tecnologia. A revelação da verdadeira origem do nome Demônios da Garoa é apenas um dos muitos atrativos das 280 páginas do livro, que, além de ir fundo nas origens dos Demônios, obviamente o situa em sua época & ambiente artístico junto a artistas contemporâneos, influências e seguidores. Encomende já seu exemplar com a produtora editorial do projeto, Andrea Lago, andrealol@terra.com.br

(Curiosidades adicionais: Assis Ângelo manda avisar por este blog que "pascalingundum" - a forma correta da frase criada por Arnaldo Rosa, vocalista-solo dos Demônios, para o "Trem Das Onze" - não é mais um "nonsense" sonoro e ritmado, tendo recebido de Assis significado de saudação e votos de felicidades, equivalente a "paz e amor" ou "muito axé". E enquanto o grupo Made In Brazil, igualmente digno de nota embora dedicado a outro gênero musical, orgulha-se de ter tido mais de cem formações em 41 anos de carreira, este livro lembra que os Demònios, muito mais longevos - inclusive reconhecidos pelo Guinness Book Of Records como o grupo de música popular com mais tempo de atividades ininterruptas - , mal passaram de trinta formações desde o surgimento nos anos 1940.)

Labels: ,

4 Comments:

At 10:10 AM, Blogger Danilo said...

Só a titulo de curiosidade, o José Ramos Tinhorão possui um livro intitulado "Demonios da Garoa.Musica popular brasileira hoje". E eu já vi um livrinho de cordel que conta a historia dele intitulado "A Genial Trajetoria Dos Demônios Da Garoa".

Eu já estou pensando em encomendar o meu "Pascalingundum!"...

 
At 5:17 AM, Blogger Assis Ângelo: said...

equivoco: o tinhorão jamais escreveu algo sobre os demônios da garoa. nem sequer uma crítica em jornal ou revista, antes, durante ou mesmo depois do lançamento de qualquer disco do grupo.
o livrinho referido "a genial trajetória dos demônios da garoa", do cearense de quixeramobim klévisson viana, é na verdade um folheto de cordel, escrito a meu pedido e publicado em 2004. originalmente era pra ser distribuído em noite de lançamento ou sessão de autógrafos aos leitores de "pascalingundum! os eternos demônios da garoa".
e pascalingundum pra todos nós!

 
At 6:43 AM, Blogger Danilo said...

Muito obrigado pelo esclarecimento Assis Angelo.
Eu acho que eu quis dizer uma coisa sobre o "Demonios da Garoa.Musica popular brasileira hoje" e disse outra; é que no site do Instituto Moreira Sales consta que no acervo do José Ramos existe esse livro da autoria de: Paixão, Fernando Nestrovski, Arthur (Organizador); Wisnik, José Miguel (Orelha de livro)
Da Editora Publifolha 2002.
Mas eu nunca tive contato com esse livro, e até quis citar ele no 1º comentário para ter uma informação de algum que conhece, como foi o caso do cordel.
Me desculpe sobre a informação errada do cordel.

Pascalingundum pra você Assis Angelo e a todos neste Natal.

 
At 3:10 PM, Blogger Ron Groo said...

Demônios são a mais exata tradução de Adoniran, assim como Adoniran foi o melhor fotografo de nossa metropole.
No livro "Adoniran, uma biografia" de Celso de Campos Jr. temos um aperitivo sobre a história do melhor grupo de samba paulistano. Agora com este lançamento teremos o banquete completo.

 

Post a Comment

<< Home