Friday, July 29, 2016

OS DONOS DAS VOZES: UMA RARIDADE PROMOCIONAL DA MÚSICA BRASILEIRA

Se você é grande fã de artistas como Clara Nunes, Altemar Dutra ou Sá, Rodrix & Guarabyra, você tem tudo o que essas pessoas gravaram? Tudo mesmo? Vejamos...

No começo dos anos 1970 a gravadora brasileira EMI-Odeon seguiu o exemplo de sua prima estadunidense Capítol nessa época de produzir spots promocionais para as rádios de alguns de seus lançamentos - só que estes spots brasileiros de 1972 trazem mensagens pessoais exclusivas dos próprios artistas, a saber: Altemar Dutra, Elza Soares, Milton Nascimento, Tony Nunes. Clara Nunes (nenhum parentesco), o trio Sá, Rodrix & Guarabyra, Tito Madi e Dori Caymmi.


Conheci este disquinho em minha estreia no rádio, como programador e operador na Rádio Alvorada de Lins, em 1977; eu dividi com alguns colegas da Escola de Engenharia de Lins a programação do Música Popular Variada da emissora, que gentilmente nos cedeu o espaço. A discoteca da rádio era muito boa, e ao descobrimos este compacto alguém da turma teve a ideia de usar a faixa de Milton Nascimento para promover seu novo LP de então, Milton, o que tem "Raça" e versões em inglês de "Cravo E Canela" e "Saídas E Bandeiras"; "Raça" até acabou entrando na programação normal da emissora..


E o segundo exemplar que vida na vida deste disco é o meu. Sim, o meeeeu, que encontrei na mais que recomendável loja paulistana Disco 7 no dia 27 de julho (27/7; até a data combinou com a loja) deste ano.

Sim, é um belo achado, mesmo que não essencial, para pessoas aficionadas e completistas, e pode ser ouvido aqui.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home