Saturday, January 04, 2014

UM 13 QUE DEU SORTE - PARTE 1 - DISCOS

É isso mesmo, 2013 foi um ano tão produtivo que só consegui parar para fazer uma retrospectiva depois que ele terminou - sem falar em projetos que iniciei nesse ano e pretendo concluir agora em 2014.

Febre, turbulência, vitória e espetáculo? Tem, sim, senhor!

Para começar, participei de quatro CDs (todos independentes) previstos para sair em 2013 - e que saíram, e que merecem ser detalhados um a um.

O mais monumental é Circo Nerino, produzido pelo Centro de Memória do Circo e que resgata lindamente canções e histórias da trupe circense desse nome, a partir do arquivo, memória e boa forma vocal (aos 90 anos de idade!) do músico e palhaço Roger Avanzi; participei na pesquisa de repertório (muitas das autorias e até títulos de canções dos espetáculos do Circo Nerino haviam perdido-se no tempo) e até como vocalista em algumas faixas. Uma das muitas curiosidades (além de gravações dos anos 1950 ao presente, muitas especiais para este disco, tendo direção musical de Otávio Ortega) é Karina Buhr interpretando "Macô", sim, aquela de Chico Science & Nação Zumbi, cujo refrão, "cadê Roger", refere-se a um amigo da turma de Chico que tem esse nome em homenagem a Roger Avanzi. O CD Circo Nerino é distribuído pela Tratore.


Não menos emocionante é Febril, primeiro disco da cantora, compositora, jornalista e emérita batalhadora Lúcia Helena Corrêa, onde ela, também ilustre integrante do Clube Caiubi de Compositores, reuniu caiubistas de todas as funções: não só pessoas compositores, mas também musicistas. Em quase todas as faixas (num total de 19 - aniquilar o limite de 14 preguiçosamente imposto pelas grandes gravadoras é um dos tantos méritos deste disco) o acompanhamento é d'A Banda de Tato Fischer, formada pelo próprio aos teclados, Bráu Mendonça no violão e guitarra, Bruno Sotil na bateria e percussão e este que vos tecla ao contrabaixo. Lúcia reuniu samba, blues, foxtrote, bolero e muito mais. Os compositores incluem Marcio Policastro, Léo Nogueira, Nando Távora, Sonekka, Vlado Lima e Fernando Cavalieri. Adquira o seu exemplar com a própria cantora, em luciahelenacorrea49@gmail.com



O mais roqueiro destes discos foi também o que deu mais susto, por pouco não deixou para sair em 2014: Turbulência!, do guitarrista e compositor Marcos Mamuth, e que inclui participações da guitarrista Marlene Souza Lima, o já mencionado e sempre bem lembrado Tato Fischer e este que vos escreve ao contrabaixo em duas faixas, uma composta em parceria com Mamuth, "O Caminho Do Meio" - "nossa primeira e única parceria por enquanto", parafraseando Caetano e Gil quando lançaram "Vai Levando". Defino o som de Marcos Mamuth como "o America num canal e o Black Sabbath no outro"; quem quiser entender isso deve procurar o disco, adquirível com o próprio Mamuth via Facebook (marcos.mamuth).



E o quarteto se completa com o CD mais indicado para os fãs mais rábidos que eu acaso tiver: Vitória!!!, novo disco do compositor, cantor e produtor Soul Demetrio, com repertório dividido entre eu e ele: 7 composições dele, outras tantas minhas e uma nossa. Além de trazer composições novas como "Criança", "Never", "Mil Violinos Tocam" e "Dance Queen", Demetrio escolheu quase-sucessos meus como "Marcinha Ligou" (parceria com Laert Sarrumor e cantada neste disco em dueto com Kid Vinil) e "Samba Funerário" (composta com o sempre bem lembrado ilustre letrista caiubista Léo Nogueira), além de novidades como o samba-rock "Quero Ser O Teu Affair" e o foxtrote "My Favourite Compère" (arrasadoramente cantado pela cantora convidada  Bee Scott, com quem sempre sonhei gravar desde quando a conheci nos anos 1990). Ah, sim: a banda neste disco fui eu, com a participação de Nuno Mindelis na guitarra-solo em duas faixas. E o CD esta disponível em distribuidoras como a Universal.

E também tive minha "Isto É Samba", conforme gravada pelo emérito saxofonista Jovaldo Guimarães, incluída numa coletânea virtual do Clube Caiubi de Compositores: O Samba Novo Que Vem Do Brasil, Volume 2 .

0 Comments:

Post a Comment

<< Home