Monday, March 11, 2013

50 TONS DA MÚSICA

Em 9 de março, o Rádio Matraca, programa de música, humor e informação que produzo e apresento em trio com Laert Sarrumor e Alcione Sanna, iniciou a temporada de 2013 de programas inéditos. Pegando carona no sucesso do romance 50 Tons De Cinza, apresentamos o especialzão 50 TONS DA MÚSICA.

Seguimos o modelo de outro romance, Mil Histórias Sem Fim de Malba Tahan, que não inclui um milhar de histórias, mas "quase". Do mesmo modo, o programa teve "quase" 50 Tons dentre a quase centena que reuní (alguns foram ouvidos e os outros mencionados). Os brasileiros incluídos foram Tom Zé, Tom Jobim, Tom & Dito, o letrista Tom Gomes (um de seus sucessos pode ser ouvido na versão de uma de minhas bandas), o cantor de iê-iê-iê Tom Carlos (sim, houve um), Os Bi-Tons (grupo mineiro de iê-iê-iê), Os Megatons (grupo da jovem guarda de onde saiu Bitão dos Pholhas e do Coke-Luxe), o trio vocal Os Três Tons, o grupo gaúcho Tom da Terra (formado nos anos 1998 por Tasso Bangel do Conjunto Farroupilha), meu vizinho do Clube Caiubi de Compositores Nêggo Tom e até um Tom Maior e um Tom Menor, respectivamente a escola de samba paulistana e a dupla formada por Leo Karan e o saudoso Adauto Santos (esta gravou pelo menos um disco, um compacto hoje muito raro e que pode ser ouvido aqui).

Dos Tons estrangeiros ouvimos ou lembramos Tom Waits, Tom Jones, Tom Petty, Tom Robinson, Tom Verlaine e sua banda Television, Tom DeLonge (da banda Blink 182), fizemos um agá com Thom Yorke do Radiohead, mais o jazzista Tom Scott, o compositor folk Tom Paxton, o cantor country Tom T. Hall, o pioneiro da música eletrônica Tom Dissevelt, o compositor e humorista Tom Lehrer, as bandas Buffalo Tom e Tom Tom Club, a dupla Tom & Jerry (mais famosa como Simon & Garfunkel), e descobrimos que uma receita para o sucesso de uma banda é incluir um contrabaixista chamado Tom (vide Tom Araya do Slayer, Tom Evans do Badfinger, Tom Hamilton do Aerosmith e Tom Petersson do Cheap Trick - por sinal, o primeiro a tocar contrabaixo elétrico de 12 cordas), além de Tom Fogerty (que foi do Creedence e teve carreira-solo) e cantores ocasionais como Tom Cavalcante, Tom Hanks e Tom Cruise. Não esquecemos canções como “Tom’s Diner” de Suzanne Vega, “Tom Sawyer” do Rush, “Major Tom” de Peter Schilling, “Fora Do Tom” (de Carlos Imperial) com Roberto Carlos, “Tom Maior” de Martinho da Vila, "Tom Cat" de Muddy Waters, “Poor Tom” do Led Zeppelin, “Just Like Tom Thumb’s Blues” de Bob Dylan, "Tom Thumb's Tune" de Peggy Lee, "Tom Tom Turnaround" do Sweet. Nem poderiam faltar produtores de discos como Tom Capone, Tom Johnston, Tom Moulton e Tom Catalano e o emérito autor de capas de discos Tom Wilkes. Temos ainda casas de espetáculos como Tom Tom/New Tonton, Tom Tom Club e Tom Brasil.

E todo sábado, às 17h, o Rádio Matraca está na USP FM, 93,7 MHz ou na internet, em tempo real. Siiiiiim, estamos sempre dando o tom - no caso, os Tons.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home