Saturday, January 04, 2014

UM 13 QUE DEU SORTE - PARTE 2 - COMPOSIÇÕES E NOVAS PARCERIAS

Nesta minha retrospectiva pessoal de 2013 lembrarei que continuo seguindo o exemplo de Chrissie Hynde, a quem perguntaram de repente "o quê você compôs hoje?", ela "nada, ora essa, por quê?" e a tréplica foi "no teu passaporte diz 'profissão: compositora'..." Pois bem, sendo eu compositor literalmente de carteirinha (filiado à AMAR), tenho justificado o posto e a vocação compondo dezenas de canções por ano. (Sim, Franz Schubert também é um bom exemplo.) Muitas eu tenho lançado em páginas da internet como as minhas no Facebook e no Soundcloud.

Um dos destaques foi minha marchinha "Japonesa Corintiana", com a qual concorri no primeiro Festival Canto Por Ti, Corinthians, promovido pelo time no segundo semestre de 2013, e cuja demo pode ser ouvida neste fiel atalhoNão cheguei à final, mas fui premiado em outro certame, promovido pelo grupo Psicodelia Brasileira do Facebook, com uma composição antiga, "Metamophose", homenagem ao grupo alagoano Mopho, lançada em 2000 e que pode ser ouvida aqui

Posso até me gabar de ter tido em 2013 uma composição lançada internacionalmente, no blog de Alt Rock Chick, roqueira estadunidense radicada na França e cujo blog merece ser lido por fãs de música sem preconceitos. A canção é nada menos que minha homenagem em inglês à beterraba, "The Beet Song", cuja melodia e letra, bem como a bela resenha de Alt Rock Chick (sim, ela só se mostra sob este pseudônimo) podem ser conferida no blog dela.

Vale também lembrar "Larga Noche", melodia que compus em 1980 e para a qual tentei nestas décadas compor letras em português e inglês, mas de repente em 2013 tive um clique e compus esta letra em espanhol, belamente interpretada por Daniel e Lu, emérita dupla caiubista cuja interpretação pode ser ouvida aqui. Aviso: trata-se de uma canção séria, lado meu que raramente mostro mas resolvi mostrar com um pouco mais de frequência. É o caso de duas canções com que inaugurei novas parcerias em 2013, melodias que compus para as letras "Maria, Mulher, Menina E Mãe" da mineira Kakal Chaves (aguardem uma canção/tese minha sobre a Rua Qualquer Coisa, que talvez se torne ainda mais ilustre que a Rua Ramalhete) e "Faixa Etária" (lançada  mundialmente aqui!), originalmente um poema do belo livro Poemia de Jean Garfunkel (com quem já tenho outras canções a caminho). Outras pessoas amigas e novas parceiras cujos resultados divulgarei oportunamente incluem Adauto Suannes, Luhli, Marta Lima e Nando Távora.

Ah, sim: nada como começar e terminar uma mensagem citando grandes roqueiras. Além de Chrissie Hynde, temos Lucinha Turnbull, por sinal outra não-inglesa que morou em Londres e em São Paulo... "Pra Lucinha", primeira parceria minha com Luiz Octavio (sim, o lendário líder dos Quatro Olho e Spectors), diz tudo no título, e esta gravação demo é o primeiro resultado dos Spectacles, grupo que formei em 2013 com ele, Luiz Francisco Albano e Trinkão (pois é, fechei o círculo e nos Spectacles voltei a tocar guitarra, como fiz lá nos anos 1980 em grupos como British Beat, Verminose e Galileu).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home