Friday, August 12, 2011

ORIGINALIDADE É ISSO AÍ - PARTE 5

A Hard Day's Night foi o primeiro álbum realmente revolucionário dos Beatles, onde eles deixaram de pastichar Shadows, Carl Perkins, Motown e Shirelles e firmaram seu estilo próprio, e o fato de ser trilha de filme, um grande vídeo-clipe em todos os sentidos, ajudou muito na divulgação e estouro mundial do disco. É claro que a indústria cultural foi atrás, e um dos exemplos mais interessantes é a trilha do filme Ferry Cross The Mersey (no Brasil, Frenéticos Do Ritmo), incluindo outra banda de Liverpool (Gerry & Pacemakers) na mesma gravadora (a EMI) e com o mesmo produtor (George Martin), mas com o diferencial de incluir outros artistas, no caso a cantora Cilla Black, o próprio George Martin (o que, por sinal, acontecia nas versões estadunidenses das trilhas dos filmes dos Beatles) e o grupo The Fourmost. Este interpreta "I Love You Too", balada com violões e bongôs excelente para representar o papel de "And I Love Her" - e sucesso no Brasil em shows dos Brazilian Bitles (inclusive na famosa primeira missa com iê-iê-iê) e um álbum do Trio Esperança (numa versão, "Você Fugiu De Mim"). Só que esta composição de Jimmy Jaques e Patrick Garleth Ryan não nasceu como um clone de "And I Love Her" até no título, tendo sido lançada como balada pop luxuosamente orquestrada, na voz do cantor inglês Matt Monro em junho de 1964 (no lado-B de sua interpretação para "Somewhere" de West Side Story).



Matt Monro - I Love You Too

http://www.4shared.com/get/EiUGDCR8/MattMonro-ILoveYouToo.html

Uma gravação original que procurei por quase 40 anos foi a de "Canção Do Fim", sucesso de Moacyr Franco em 1962. Cavoquei até descobrir que a interpretação original é do tipo parece-mas-não-é. Explico: saiu num LP de 1955 que à primeira vista é da atriz Gina Lollobrigida, também boa cantora, intitulado Gina Lollobrigida Presents Music By Minucci, referindo-se ao compositor e maestro Ulpio Minucci (1917/2007). Na verdade, Lollo aparece somente como chamariz, exatamente como o CD A Seleção Do Ronaldinho traz o Fenômeno apenas na capa. A revista Billboard comentou este álbum "de" Lollobrigida dizendo que ela é "a estrela muda deste LP", dizendo ainda que uma foto seria preferível a um desenho - se bem que talvez uma foto fizesse o público se sentir ainda mais frustrado por não ouvir a voz da atriz no disco. (Por sinal, este álbum foi lançado no Brasil, e se tornou tão raro quanto o original estadunidense; aqui estão a capa original e a brasileira - esta, sim, tem foto.)





Ah, sim: "Canção Do Fim" chama-se originalmente "Make Haste My Love", e tanto este título quanto o nome de seu autor foram estropiados de várias formas no Brasil ("V. Minucci", "Make My Love").

Ulpio Minucci - Make Haste My Love

http://www.4shared.com/get/V4_9UWYa/ulpio_minucci_-_make_haste_my_.html

3 Comments:

At 5:23 AM, Blogger mamgyn said...

Ayrton, como posso conseguir uma cópia de Gina cantando Make Haste My Love?

 
At 5:23 AM, Blogger mamgyn said...

Ayrton, como consigo uma cópia de Gina cantando Make Haste My Love?

 
At 5:25 AM, Blogger mamgyn said...

Ayrton, como posso conseguir uma cópia de Gina cantando Make Haste My Love?

 

Post a Comment

<< Home