ORIGINALIDADE É ISSO AÍ - PARTE 5
A Hard Day's Night foi o primeiro álbum realmente revolucionário dos Beatles, onde eles deixaram de pastichar Shadows, Carl Perkins, Motown e Shirelles e firmaram seu estilo próprio, e o fato de ser trilha de filme, um grande vídeo-clipe em todos os sentidos, ajudou muito na divulgação e estouro mundial do disco. É claro que a indústria cultural foi atrás, e um dos exemplos mais interessantes é a trilha do filme Ferry Cross The Mersey (no Brasil, Frenéticos Do Ritmo), incluindo outra banda de Liverpool (Gerry & Pacemakers) na mesma gravadora (a EMI) e com o mesmo produtor (George Martin), mas com o diferencial de incluir outros artistas, no caso a cantora Cilla Black, o próprio George Martin (o que, por sinal, acontecia nas versões estadunidenses das trilhas dos filmes dos Beatles) e o grupo The Fourmost. Este interpreta "I Love You Too", balada com violões e bongôs excelente para representar o papel de "And I Love Her" - e sucesso no Brasil em shows dos Brazilian Bitles (inclusive na famosa primeira missa com iê-iê-iê) e um álbum do Trio Esperança (numa versão, "Você Fugiu De Mim"). Só que esta composição de Jimmy Jaques e Patrick Garleth Ryan não nasceu como um clone de "And I Love Her" até no título, tendo sido lançada como balada pop luxuosamente orquestrada, na voz do cantor inglês Matt Monro em junho de 1964 (no lado-B de sua interpretação para "Somewhere" de West Side Story).
Matt Monro - I Love You Too
http://www.4shared.com/get/EiUGDCR8/MattMonro-ILoveYouToo.html
Uma gravação original que procurei por quase 40 anos foi a de "Canção Do Fim", sucesso de Moacyr Franco em 1962. Cavoquei até descobrir que a interpretação original é do tipo parece-mas-não-é. Explico: saiu num LP de 1955 que à primeira vista é da atriz Gina Lollobrigida, também boa cantora, intitulado Gina Lollobrigida Presents Music By Minucci, referindo-se ao compositor e maestro Ulpio Minucci (1917/2007). Na verdade, Lollo aparece somente como chamariz, exatamente como o CD A Seleção Do Ronaldinho traz o Fenômeno apenas na capa. A revista Billboard comentou este álbum "de" Lollobrigida dizendo que ela é "a estrela muda deste LP", dizendo ainda que uma foto seria preferível a um desenho - se bem que talvez uma foto fizesse o público se sentir ainda mais frustrado por não ouvir a voz da atriz no disco. (Por sinal, este álbum foi lançado no Brasil, e se tornou tão raro quanto o original estadunidense; aqui estão a capa original e a brasileira - esta, sim, tem foto.)
Ah, sim: "Canção Do Fim" chama-se originalmente "Make Haste My Love", e tanto este título quanto o nome de seu autor foram estropiados de várias formas no Brasil ("V. Minucci", "Make My Love").
Ulpio Minucci - Make Haste My Love
http://www.4shared.com/get/V4_9UWYa/ulpio_minucci_-_make_haste_my_.html
3 Comments:
Ayrton, como posso conseguir uma cópia de Gina cantando Make Haste My Love?
Ayrton, como consigo uma cópia de Gina cantando Make Haste My Love?
Ayrton, como posso conseguir uma cópia de Gina cantando Make Haste My Love?
Post a Comment
<< Home