Tuesday, April 18, 2006

TODO DIA AINDA PODE SER DIA DE ÍNDIO

O rock tem seu dia oficial, mas ninguém se lembra porque, afinal, quase todo dia é dia de rock (e não no sentido da canção de Zé Rodrix). Já o índio também tem seu dia oficial, mas ninguém se lembra pelo motivo oposto, conforme bem lembrado pela música popular, de forma irônica como, claro, "Todo Dia Era Dia De Ìndio" de Jorge Ben Jor ou "Xingu Disco" do Língua de Trapo ou mais a sério como "Índios" do Legião.

Pelo menos neste momento, náo tenho notícia de artistas da MPB, ou mesmo do rock brasileiro, de ascendência indígena, ao contrário dso EUA, de onde posso lembrar Jimi Hendrix, o mais famoso cafuso (mestiço de negro com índio) do rock, e grupos inteiros como Redbone e Xit. De qualquer forma, seguem abaixo algumas gravações de índios brasileiros (do Xingu) e norte-americanos (do Omaha). As gravações brasileiras foram recolhidas no início dos anos 1970 e até lançadas num LP, Xingu - Cantos E Ritmos (Philips, 1972 - a mesma Universal de hoje, acredite se quiser). E as do Omaha foram coletadas pelos pesquisadores Francis La Flesche e Alice Cunningham Fletcher em - ajuste os ouvidos - fins do seculo 19.

Xingu - Javari Pe (Dança Das Flechas)

http://rapidshare.de/files/18341492/02_-_Xingu_-_Javari_Pe__Dan_a_Das_Flechas_.mp3.html

Xingu -_ uaranap (flauta jacui com maracas)

http://rapidshare.de/files/18341265/04_-_Xingu_-_Luaranap__flauta_jacui_com_maracas_.mp3.html

Black Swan - Song of Approach from the Wawan (1896)

http://rapidshare.de/files/18341130/Omaha_Indian_Music_-_Black_Swan_-_Song_of_Approach_from_the_Wa_wan_-_1896.mp3.html

Big Shoulder - Bice`waa Love Song (1897)

http://rapidshare.de/files/18341080/Omaha_Indian_Music_-_Big_Shoulder_-_Bice_waa__Love_Song__1897.mp3.html

1 Comments:

At 7:57 AM, Blogger pituco said...

Ayrton,sou um dos que têm descendÊncia silvícola...meu avô era mameluco, filho de mâe tupi com pai portuga de Coimbra...com 18 anos o velho Aquilino abandona a faculdade de medicina de Coimbra e volta pra colônia...aí entra a italinada na estória e mais tarde os nipônicos...haja mistura!namaste

 

Post a Comment

<< Home