Friday, March 24, 2006

VIAJANDO DE SANTANA

Não é novidade que o guitarrista chicano Carlos Santana esteve recentemente de volta ao Brasil com sucesso e qualidade. Agora, quantos de vocês ouviram os originais de alguns de seus maiores sucessos? Já coloquei aqui "Evil Ways" com a orquestra de Willie Bobo. E é chegada a vez de "Oye Como Va", com a big band de Tito Puente.

Lembro-de de quando conheci a gravação de Santana nos idos de 1971, lá em Sorocaba. Ninguém teve problemas para memorizar a tradução do título conforme a contracapa do LP Abraxas, "Oi! Como vai?" - um dos raros grandes erros deste departamento da gravadora CBS (sim, hoje eu sei que "Ouça como vai" é mais exato). Mas a filial japonesa da CBS também errou no encarte do triplo ao vivo Lotus ao transcrever a letra: "Oye como va mi ritmo/bueno pa gozar tu lágrimas" - na verdade "bueno pa gozar, mulata". (Nem vou me estender muito sobre as tentativas de minha turma lá em Soroqueibol para transcrever a letra: "oye como va, menino, viemos almozar..." e por aí vai; Seu Jorge perde).

E até agora não conheci ninguém que não tenha reparado que o solo de guitarra cita "Reza" de Edu Lobo e Ruy Guerra (o popular "laia, ladaia, sabadana Ave Maria"). Uma edição em partitura de "Oye Como Va" dá a data como 1964, um ano antes de "Reza". Teria Edu Lobo copiado "Oye Como Va", intencionalmente ou não? Confira a gravação de Puente para livrar a cara de Edu Lobo - e Santana nem deve ter feito por mal, fã que é de música brasileira, tendo inclusive regravado obras como "Verão Vermelho" de Nonato Buzar e "Promessa De Pescador" de Dorival Caymmi (sem falar em ter sido um dos raros artistas estrangeiros de renome a vir se apresentar no Brasil no auge da fama na pre-história antes da era Rock In Rio).

Tito Puente - Oye Como Va

http://rapidshare.de/files/16143114/10_-_Tito_Puente___His_Ochestra_-_Oye_Como_Va.mp3.html

1 Comments:

At 7:34 AM, Blogger Ede said...

Onde posso comprar o álbum que o Santana gravou Barão Vermelho, do Nonato Buzar? Sabe o nome do CD?
Grato,
Ede.

 

Post a Comment

<< Home