Sunday, September 14, 2014

GENTE QUE FAZ MESMO NÃO FAZENDO: ARTISTAS BRASILEIROS NÃO ROQUEIROS QUE GRAVARAM ROCK

O quê os LPs abaixo têm em comum? São parte de uma de minhas pesquisas-manias-obsessões atuais: discos de artistas brasílicos (ou radicados no Brasil) não-roqueiros que gravaram algum rock de 1955 a 1965. Pretendo reunir todos e lançar em livro, à maneira de um similar, Rock Brasileiro: Trajetória, Personagens E Discografia, do amigo e colega Albert Pavão.
Esta empreitada é bem mais modesta que as de Zezo Freitas, o magnata dos transportes que quer ter todos os discos do mundo, ou de Jorge do Feirão Um Milhão de Discos, o engenheiro que se contenta com todos os LPs de 10 polegadas, jingles publicitários e assuntos específicos como festivais. Numa estimativa que espero não ser muito imprecisa, todos os discos (LPs de 10 e 12", compactos, 78 RPM, de grandes gravadoras ou independentes) que atendem a esta pesquisa - rock (rock and roll, rock-balada, hully-gully, twist, calipso e fusões como samba-rock e rock-baião) gravado por artistas (cantores e cantoras, solistas, conjuntos, orquestras de baile, humoristas, palhaços, atores/atrizes) não de rock - totalizam uns 4 mil lançamentos. Já tenho em mãos uma décima parte; pretendo reunir todos, como afirmei, e ir anotando os dados (incluindo datas e micro-biografias dos artistas). Alguns são pau-de-sebo (Sylvio Mazzucca, os Velhinhos Transviados, Pocho), outros são mais raros (Gordurinha, Luiz Wanderley, Viva A Brotolândia de Elis; o Louco Por Friboi eu tenho em CD-R e já serve assim mesmo). Sei que é uma obra um pouco faraônica e que exige a paciência e atenção de sempre, mas acho que termino e lanço o livro daqui a uns cinco anos.
Aceito colaborações, doações e vendas a preço justo. Ah, sim: pretendo vender todo ou quase todo este lote ao concluir o livro, mas por ora não adianta vir pedindo "me vende esse ou aquele"...






0 Comments:

Post a Comment

<< Home