Saturday, May 24, 2008

VERSÕES ESCOLHIDAS A DEDO

O grupo inglês de beatle-power-pop Badfinger estará de volta ao Brasil para dois shows no Ginasio do Ibirapuera, em 20 e 21 de junho. O evento inclui shows de brasileiros como Os Vips, Pholhas, Renato e Seus Blue Caps, Ronnie Packer (cover de Elvis) e a banda Revolution.

É verdade que desde 1987 o Badfinger tem de integrante original apenas o guitarrista Joey Molland (inclusive o grupo se promove lá fora como Joey Molland`s Badfinger), mas pelo menos ele é autor de boas canções do grupo como "Better Days", "Because I Love You", "Love Is Gonna Come At Last", "Sweet Tuesday Morning", "Andy Norris"e um possível hino para determinados jornalistas, "Suitcase".

Curiosidades: Molland compos uma canção intitulada "Love Me Do" justamente para provocar os detratores que queriam reduzir o Badfinger a apenas uma miniatura genérica dos Beatles. Eu até gostaria de ver o Badfinger tocando "I Believe It`s Love", composição de Molland para o Natural Gas, mini-supergrupo formado por ele, Jerry Shirley (ex-Humble Pie) e outros durante a parada do Badfinger na segunda metade dos anos 1970. E se eu for a algum dos shows pedirei também "Magazine Woman", composição de Molland para seu grupo pré-Badfinger, Gary Walker & The Rain.

Por enquanto, vamos lembrar a repercussão mundial do Badfinger, que desde sua formação em 1968 até 1975 foi um raro caso de grupo em que todos seus integrantes compunham, e bem. para começar, a famosa "Without You", com o grupo italiano I Gems.

I Gems - Per Chi (Without You)

http://sharebee.com/935aa403

Alan Clarke, o emérito vocalista do grupo inglês Hollies, sempre teve boa voz e bom faro para descobrir repertório. Em seu LP solo de 1980, Legendary Heroes, ele incluiu "Baby Blue".

Alan Clarke - Baby Blue

http://sharebee.com/2051186f

A cantora canadense Céline Lomez fez sucesso com "Ce Que Tu Veux, Je L' Ai". Reconheceste? Isso mesmo, "Come And Get It", composição de Paul McCartney e primeiro scuesso do Badfinger.

Céline Lomez - Ce Que Tu Veux, Je L´Ai (Come And Get It)

http://sharebee.com/ab5b6488

Ainda nas Américas, desenterrei "Dia Tras Dia", versão de "Day After Day" com o grupo argentino Piloto.

Piloto - Dia Tras Dia (Day After Day)

http://sharebee.com/76b02319

Ninguém adorou Magic Christian Music, primeiro LP do Badfinger, mais que o grupo peruano We All Together, que em dois de seus LPs incluiu nada menos que três regravações de faixas desse disco. Aqui está uma, "Rock Of All Ages".

We All Together - Rock Of All Ages

http://sharebee.com/94119301

E do Brasil - ou, mais exatamente, uma conexão Brasil-Argentina - temos o hoje obscuro grupo de estúdio Music Machine, que gravava somente em inglês e cuja formação incluiu pelo menos dois argentinos radicados no Brasil, os grandes Tony Osanah e Willy Verdaguer. Confiram seu arranjo pesado de "No Matter What".

The Music Machine - No Matter What

http://sharebee.com/093e1ae9

Sim, eu sei que há pelo menos uma versão brasílica do Badfinger, "Dias Iguais" (Day After Day") com Leno e Lilian, mas pelo que sei está em catálogo e se pode conseguir facilmente por aí. Mas descobri outra, e recente, feita em janeiro deste ano e, até onde pude ver, creditada a "Nilton, Leandro, Muniz, Gil e Otto". Esta bela interpretação de "Sweet Tuesday Morning" tem inclusive um clipe no YouTube: http://jp.youtube.com/video_response_view_all?v=d8kM9otTQaI

Nilton, Leandro, Muniz, Gil e Otto - Sweet Tuesday Morning

http://sharebee.com/64f55d91

3 Comments:

At 3:23 PM, Blogger MO said...

Fucking amazing!!!! Meu, o Joey Molland vai ter que tocar "No Matter What". Mesmo sendo "só" ele vai valer muito a pena. Vou ouvir essa com o Osanah e o Werdaguer. Abração!

 
At 6:32 PM, Blogger ©plholhas said...

Essa musica gravada por esse conjunto é uma raridade
Piloto - Dia Tras Dia (Day After Day)
Essa é 3º versão que conheço dessa musica... valeuuuuuuuuu !

 
At 6:32 PM, Blogger ©plholhas said...

Essa musica gravada por esse conjunto é uma raridade
Piloto - Dia Tras Dia (Day After Day)
Essa é 3º versão que conheço dessa musica... valeuuuuuuuuu !

 

Post a Comment

<< Home