Tuesday, January 22, 2008

...E O MUNDO SE CONCRETIZOU

Em 2007 o Brasil quase recebeu a visita do compositor francês Pierre Henry, um dos mais venerados nomes da música de vanguarda dos anos 1940 a 1960 (quando muitos diziam - sem ironia! - que a música erudita tradicional de Beethoven e quetais podia ir para o lixo perante Henry, Stockhausen e outros).

Pessoalmente, considero Pierre Henry um equivalente erudito de Brian Eno, os Black-Eyed Peas e outros excelentes caronistas de outros artistas (no caso de Henry, o grupo inglês Spooky Tooth foi um dos artistas com obras aquinhoadas com sua colaboração, no disco Ceremony). Enfim, julguem vocês um trecho de uma das primeiras obras de Pierre Henry, "Expressionism (Music Wihout A Title)", de 1952 (dá para notar influência exercida sobre "Revolution 9", mas os Beatles e seus fãs mais atentos sabiam que era brincadeira), ao lado de uma obra de seu xará Pierre Schaffer, que considero bem mais criativo: "Primitive", de 1948.

Pierre Henry - Expressionism (Music Wihout A Title), movimentos 5 e 6

http://www.turboupload.com/download/KEcPqskS7QGJ/PierreHenry-Expressionism1952(MusicWithoutATitle-5thand6thMovements).mp3

Pierre Schaffer - Primitive (Study For Whirligigs)

http://www.turboupload.com/download/wFFQr3ngNRvn/PierreSchaeffer-Primitive1948(StudyForWhirligigs).mp3

0 Comments:

Post a Comment

<< Home