Monday, February 04, 2008

CARNAVAL ORIGINAL - parte 1

Ainda dá tempo de você pular neste Carnaval de 2008 com algumas gravações originais de clássicos carnavalescos.

Como se sabe, gêneros musicais náo sõa compartimentos estanques. Minha pesquisa (que, aliás, começou há décadas) para o Arquivo do Rock Brasileiro revelou que a MPB se adaptou muito bem ao rock e inclusive fez uma boa aliança com ele; não faltam megasucessos momescos que ajudaram muito o rock a se integrar à cultura brasileira e até mesmo a se abrasileirar. Provavelmente o compositor que mais atentou para isso tenha sido o talentoso e antenado João Roberto Kelly; várias de suas marchinhas usam a linguagem musical do rock, sem deixarem de ser marchinhas. Exemplos incluem "Mulata Iê-Iê-Iê", "Joga A Chave, Meu Amor", "Bonequinha Iê-Iê-Iê" e esta que vamos ouvir, "Cabeleira Do Zezé" (parceria com Roberto Faissal), crítica bem-humorada aos cabeludos roqueiros, lançada por Jorge Goulart em 1964.

Jorge Goulart – Cabeleira do Zezé

http://www.badongo.com/file/7638022

O cantor Carlos Gonzaga, embora originalmente intérprete de MPB, tornou-se nosso primeiro artista a fazer sucesso com vários rocks (geralmente versões de Neil Sedaka e Paul Anka) - e seu gosto por guarânias reflete-se em quase todas suas interpretações incluírem segunda voz com leve sabor sertanejo. Confira "Coração De Jacaré", sátira de J. Nunes e Dom Jorge ao assunto que naquele 1968 entreva muito em moda, os primeiros transplantes de coração.

Carlos Gonzaga – Coração de Jacaré

http://www.badongo.com/file/7638044

Lembremos que nos anos 1960 "música jovem" não era só rock, mas também chá-cha-chá, bolero (pelo menos até 1962, substituído pelo beguine na versão inglesa dos Beatles, Stones e outros), bossa nova e samba, e que a fusão rock-MPB teve outro grande aliado, o Tropicalismo, rendendo inclusive belas marchas-rancho roqueiras como "Alegria, Alegria" de Caetano Veloso, "A Praça" de Carlos Imperial e esta, "Até Quarta-Feira", de Paulo Setti e Marcos Moran, lançada por este último em 1968 (e que com certeza teria ganho algum concurso de imitadores de Ronnie Von).

Marcos Moran –Até Quarta-Feira

http://www.badongo.com/file/7638067

0 Comments:

Post a Comment

<< Home