Saturday, April 12, 2008

DIGA SIM AO MENEGUIM

Este mundo é mesmo uma quermesse, mais que pequeno. Um dos maiores sucessos de minha infância foi o cha-cha-chá humorístico "Kataí", cantado por Moacyr Franco em 1964. Eu tinha sete anos de idade e mal imaginava que, três décadas depois, iria tornar-me amigo do autor da composição, meu xará de iniciais Antônio Meneguim Jr..

Meneguim, paulista de Franca e criado em Ribeirão Preto, é artista multimídia: compositor, fotógrafo, pintor e desenhista - e acaba de ganhar sua página na Internet, Dotô Camaleão, repleta de dados sobre sua carreira e pensamentos e frases de sua autoria. Uma amostra: "
Os anos bissextos são uma espécie de coincidência na minha vida. Nasci num ano bissexto (1.928), casei num ano bissexto (1.952), mudei-me com a família para São Paulo em 1.960, fiquei viúvo em 1.996 e, entre outras coisas, publiquei meu site em 2.008."

Lá em 1964 eu mal imaginava também que iria regravar "Kataí" e ela se tornaria um de meus quase-sucessos (e que haveria até regravações desta música baseadas em minha regravação!). Esta minha gravação, além da original de Moacyr Franco, pode ser conferida na página de Meneguim, juntamente a outras composições meneguinianas como "João Bossa Nova", "Paraíso" ("há um paraíso em cada mulher") e "Pingo No Samba". E naquele 1964 eu mal poderia sonhar que conheceria dois dos três filhos de Meneguim. Um é o cantor Leandro, que em 1980 gravou um bom LP independente, Canto Livre, incluindo participação e/ou composições de Lizoel Costa, Carlos Melo, Sergio Gama e outros futuros integrantes do grupo que no final desse ano passaria a atender por Língua de Trapo. A outra é a cantora, compositora e produtora Tereza Miguel, proprietária do mítico TC Studio em São Paulo. (E o caçula Luiz Henrique reside nos EUA, onde trabalha como paramédico e cantor lírico, sob o nome Antonio Miguellangelo - por sinal, canta tão bem que chega a ser tido como italiano, um erro acertado, já que ele é "oriundi", pois Meneguim é aportuguesamento de Meneghini. Va bene.)

Enfim, o melhor que você tem a fazer é ler, ouvir e saber muito mais visitando a página do sempre criativo, produtivo e jovial Antônio Meneguim Jr. É aqui mesmo: www.dotocamaleao.com

1 Comments:

At 7:45 PM, Blogger Alcides Vilela said...

O vento da noite é leve e leva tua voz tão leve se espalhando pelo ar.
Leva e traz suavemente a canção que simplesmente deseja falar de amor e paz.

 

Post a Comment

<< Home