Friday, January 04, 2008

ARQUIVO DO ROCK BRASILEIRO - MAIS AMOSTRAS

É isso mesmo, o primeiro ano de vida pública do Arquivo do Rock Brasileiro foi supimpa; participei de exposições, palestras, entrevistas e até canjas em shows pelo país. Enquanto preparamos a agenda para 2008 (contatem-nos: curadoria@arquivodorock.com.br ), aqui vai mais um pouco de gravações curiosas das origens do rock brazuca que descobri em minha labuta de agricultor musical, sempre procurando as raízes de tudo.

Um dos melhores LPs de nosso amigo Lobão se chama O Rock Errou. As boas idéias nunca vêm de ua cabeça só, e aposto que Lobão nem sabia que há pelo menos dois discos anteriores com esta lindamente trocadihesca frase, ambos do mesmo ano, 1960. Um é justamente "O Roque Errou", cantado por Mara Silva, e composto por ela em parceria com Ary Monteiro. O outro é do mestre da paródia Zé Fidélis, e se trata de "Banho Enxuto", sua esculhambação de "Banho De Lua" conforme gravado por Celly. (Preciso investigar para ver qual saiu primeiro; por ora só sei que a de Zé Fidélis foi lançada em junho.)

Mara Silva - O Roque Errou

http://rapidshare.com/files/81321886/22_Mara_Silva.wma.html

Zé Fidélis - Banho Enxuto

http://rapidshare.com/files/81322387/26_Z__Fidelis.wma.html

Os dois primeiros discos de rock composto no Brasl saíram praticamente juntos, em maio de 1957: "Brasil Rock" com Carolina Cardoso de Menezes e "Rock And Roll Em Copacabana" com Cauby Peixoto. Mas, com toda certeza, Carolina teve a honra do primeiro disco de rock brasileiro autoral, já que a composição é dela. E ela, desde sempre antenada em boas influências brasileiras ou estrangeiras, captou bem o balanço e o espírito moleque e bem-humorado do rock.

Carolina Cardoso de Menezes - Brasil Rock

http://rapidshare.com/files/81322856/02_Carolina_Cardoso_de_Menezes.wma.html

Um mês após Nora Ney abrir o caminho gravando "Rock Around The Clock" (com título no disco em português), apareceu em dezembro de 1955 a primeira versão realmente cantada em português, feita por Júlio Nagib e cantada por Heleninha Silveira.

Heleninha Silveira - Ronda Das Horas

http://rapidshare.com/files/81323770/05_Heleninha_Silveira.wma.html

Já sabemos que a primeira fusão baião-rock foi justamente "Baião-Rock", gravada por Jair Alves, o "Barão do Baião", em 1957. E aqui vai outro pioneiro: nada menos que Baby Santiago, primeiro grande compositor dedicado principalmete ao rock brasílico, com seu "Xaxado-Rock, de 1962.

Baby Santiago - Xaxado-Rock

http://rapidshare.com/files/81323801/10_Baby_Santiago.wma.html

E esta é para os rockabileiros caírem de cabeça - e para demonstrar que rótulos são coisa de pesquisador chato: "Cheese", que pode ser considerada rock, jazz, blues ou rhythm & blues. A gravação foi feita ao vivo no auditório do jornal Folha de S. Paulo em dezembro de 1960 (e lançada em LP no ano seguinte) com Booker Pittman, vocal e saxofone alto; Dudu (dos Avalons), guitarra; Eduardo Vidossich, piano; Kurt Van Elgg, clarinete; Massao Ukon, trompete; Daniel, contrabaixo elétrico (ainda novidade no Brasil de então); Paulinho, bateria. A composição é de Booker, Dudu e Daniel. Let's bop, cats!

Booker Pittman e outros - Cheese

http://rapidshare.com/files/81324463/06_Booker_Pittman__Dudu_e_outros.wma.html

1 Comments:

At 6:15 PM, Blogger Louro said...

Daria para repor o link de Heleninha Silveira - Ronda Das Horas?
Gts!

 

Post a Comment

<< Home