Friday, February 16, 2007

...E AGORA NÓIS FUMO PRO MIS

Obviamente, nem pensei em deixar de reparar nas tantas e tantas coisas interessantes que se pode ver e ouvir no Museu da Imagem e do Som de Sampa. Você já deve saber que o acervo do Museu Adoniran Barbosa é uma das atrações (incluindo telinha com duetos do próprio com os Demônios da Garoa e muito mais). Não resisto a lembrar a existência de meu livro sobre ele (Adoniran: Dá Licença De Contar, lançdo pela Editora 34) e contribuir para você ouvir mais gravações raras do mestre.

Para começar, a gravação original de “Prova de Carinho”, sua parceria com Hervê Cordovil, sucesso com os Demônios porém lançada pelo Trio Marayá em 1960, perfeito complemento para o banjo-cavaco de Adoniran que teria inspirado a música e que também pode ser visto no MIS.

Trio Marayá – Prova de Carinho

http://www.filefactory.com/file/da1041/

Como sabemos, “Trem Das Onze” fez muito sucesso na Itália, como “Figlio Unico” – mas não foi a única composição de Adoniran regravada na terra de seus ancestrais. Em 1968 o grupo pop I Romans transformou o “Samba Italiano” num, bem, samba italiano (na linha de “Meglio Stasera” de Henry Mancini e “Quando Quando Quando” de Tony Remis, ricordate?), com letra levemente revisada por Leo Chiosso.

I Romans – Che Tempo Fa, Gigi?

http://www.megaupload.com/?d=2ZFZW1GS

E aqui está um dos jingles que gravou, para uma caderneta de poupança, em 1979. Se hoje este banco “nem parece banco”, este jingle “bem parece Adoniran”, mesmo se não tiver sido composto por ele e sim por algum bom publicitário.

Adoniran Barbosa – Unibanco

http://www.filefactory.com/file/479b2c/

0 Comments:

Post a Comment

<< Home