Tuesday, August 15, 2006

ORIGINALIDADE É ISSO AÍ - PARTE 1

É isso mesmo: aqui vai um pequeno ramalhete de gravações originais de grandes clássicos do pop-rock, em ordem mais ou menos cronológica.

Começar mais do começo é impossível: esta é a primeira gravação de "Rock Around The Clock" com o band-leader Sonny Dae & The Knights, lançada em 1954 e que passou totalmente despercebida; coube a Bill Haley imaugurar a chamada Era do Rock ao levar a música ao primeiro lugar da Billboard no mesmo ano.

Sonny Dae & The Knights - Rock Around The Clock

http://rapidshare.de/files/29531411/Sonny_Dae_and_the_Knights_-_We_re_Gonna_Rock_Around_The_Clock.mp3.html

Saindo do r&b para o folk, temos a composição de Chet Powers "Get Together". Difícil é enumerar quem não gravou: só antes do registro de maior sucesso, com os Youngbloods, podemos citar os do Kingston Trio e do Jefferson Airplane; em seguida, tivemos Louis Armstrong, o Dave Clark Five... (Sem falar no Brasil, com as versões dos Caçulas e, mais recentemente, Christian & Ralf.) Pois bem, tudo começou com o cantor Hamilton Camp em 1964. Atenção para a leve influência de Buddy Holly no refrão e nas passagens de violão ao estilo "La Bamba".

Hamilton Camp - Get Together

http://rapidshare.de/files/29531894/Hamilton_Camp_-_Get_Together.wma.html

Outra composição simples porém perene é "Wild Thing", composta por Chip Taylor e celebrizada pelos Troggs, Jimi Hendrix, Tone Loc e outros (não esquecendo a citação de Frank Zappa em sua "Flower Punk"), começando a lista por Christopher & The Wild Ones em 1965.

The Wild Ones - Wild Thing

http://rapidshare.de/files/29533203/WildOnes-WildThing.mp3.html

Mais melodioso é o hino à solidariedade "He Ain't Heavy, He's My Brother", um dos grandes sucessos do grupo inglês The Hollies, lançado por Kelly Gordon em 1969.

Kelly Gordon - He Ain't Heavy, He's My_Brother

http://rapidshare.de/files/29531635/Kelly_Gordon_-_He_Ain_t_Heavy__He_s_My_Brother.mp3.html

Mais recente e bem mais balançada é "Lady Marmalade", grande sucesso com a cantora soul Patti Labelle e sucesso maior ainda com Cristina Aguilera e quem mais coubesse na tela do filme Moulin Rouge. Pois bem, a alegria começou com os autores da música, Kenny Nolan e o hitmaker Bob Crewe, que em 1974 formaram o grupo fantasma The Eleventh Hour e gravaram um único LP (vale lembrar que a gravação de LAbelle foi produzida pelo mestre Allen Toussaint e aproveitar para mencionar seu novo disco, em parceria com Elvis Costello).

The Eleventh Hour - Lady Marmalade

http://rapidshare.de/files/28497802/05-lady_marmalade-ss.mp3.html

1 Comments:

At 5:22 AM, Blogger rene said...

Big Mug, não sabia de seu blog. Descobri ao acaso. Seria bom dizer, acho, que Chet Powers ficou mais conhecido como Dino Valente (i), figura meio mitológica do rock/pop/folk de Los Angeles e San Francisco. O "maior" hit de Let's Get Together não foi o de Youngbloods, mas o de We Five.

rferri

 

Post a Comment

<< Home