Monday, July 03, 2006

RASGAÇÃO DE SEDA

O novo livro de José Ramos Tinhorão é, como todos seus outros, imperdível - e talvez seja um de seus melhores. Trata-se de O Rasga - Uma Dança Negro-Portuguesa (Editora 34), analisando a influência exercida por negros trazidos como escravos ao Brasil e levados a Portugal, particularmente a criação da dança-ritmo do rasga, muitas vezes utilizando reco-reco, e assimilada pelos brancos portugueses no século 19.

Talvez Caetano Veloso goste de saber que tem um personagem seu xará e igualmente talentoso e exibicionista, o Caetano Rasga-Roupa. Certamente, muitos fãs de jovem guarda menos radicais se divertirão em constatar que "festa de arromba" vem de uma dança chamada arromba já famosa no século 18.

Ainda por cima, o livro vem com um CD de todas as gravações conhecidas do rasga, desde o início do século 20, excelente não só para estudiosos, mas também para se constatar o lado não-irônico da frase "é impressionante o que se pode fazer com dois acordes".

1 Comments:

At 5:35 PM, Blogger adilson serafim said...

gde ayrton, como já disse em outras oportunidade, pelo orkut, sou fã do seu trabalho, das sua musicas e paródias.

Sempre ouço a Rádio matraca e as melhores musicas sempre o Laert diz q foi vc quem enviou.

Pois bem, estou muito interressado no trabalho de alvarenga e ranchinho e em outros trabalhos de humor....ouvi tb na RM uns caras ótimos acho que eram os Reis do Baralho num disco chamado Parodeiros ( quemlevou á RM foi a Ivete Mattos)nunca consegui achar o trabalho deles.

Será q vc pode me ajudar?

Vc deve ter muita coisa pra vender...

AGUARDO CONTATO

E-MAIL: adilsonserafim@terra.com.br

ORKUT: Adilson Serafim

 

Post a Comment

<< Home