Thursday, September 29, 2005

HELENA MEIRELLES

Pois é, ontem faleceu a violonista sulmatogrossense (e não violeira matogrossense, conforme as correções anexas de Lizoel Costa, bitcho) Helena Meirelles, após 81 anos de uma vida proveitosa e cheia de aventuras.

Para mim, ela foi uma Chiquinha Gonzaga do sertão, lutando contra os preconceitos de berço. “Meus pais não queriam que eu tocasse, diziam que viola não era coisa de mulher e ameaçavam cortar meus dedos. Eu era respondona e dizia que podiam cortar, que eu tocava com os tocos."

Muitos já sabem que ela se tornou conhecida quando um sobrinho mandou uma fita para a revista norte-americana Guitar Player. Quem comenta é minha esposa, Lélia: "Se ele tivesse mandado para uma revista brasileira, estaria esperando resposta até hoje..."

Sempre afirmei que Helena Meirelles foi autêntica blueswoman à brasileira - inclusive nascida numa sexta-feira 13 de agosto de um ano bissexto - e também legítima punk cabocla, expressando opiniões e vivendo a vida sem se preocupar muito com o que pensassem. Tive a sorte de entrevistá-la algumas vezes, inclusive em coletivas; numa destas, eu estava caindo de sono e cheguei a "pescar". Ela percebeu e disse: "Cê dormiu, menino? Quantos anos você tem?" Respondi: "37." E ela terminou o assunto: "Os jovens de hoje não se cuidam, por isso não chegam na minha idade..."

Muito bem acolhida pela gravadora Eldorado, Helena gravou três CDs; aqui vai uma amostra do primeiro (sem título, de 1994), a polca paraguaia de origem folclórica "Me Pega, Por Favor".

Helena Meirelles - Me Pega Por Favor

http://rapidshare.de/files/5677341/03_-_Helena_Meirelles_-_Me_Pega_Por_Favor.mp3.html

2 Comments:

At 12:49 PM, Blogger lizoel said...

AirtÔ Bitchô!! Uma correção séria: Helena Meirelles não era matogrossense bitchô! Matogrossense é quem nasce no estado de Mato Grosso, cuja capital é Cuiabá! Ela nasceu na Fazenda Jararaca, distrito de Campo Grande, Capital de Mato Grosso do Sul, portanto BitchÔ, Helena era Sul-mato-grossense. Seu blog tá duca, mas nós, sul-mato-grossenses (e você já esteve por aqui!) não aguentamos mais a ignorância do país inteiro que nos ignora, por causa de uma divisão mal-feita, à luz da ditadura militar! Grandes abraços!!

 
At 12:54 PM, Blogger lizoel said...

Tem mais uma correção nego! Helena não era violeira(Você, que conhece do assunto, sabe que violeira, é toda pessoa que toca viola caipira, de dez cordas) Helena tocava violão de aço. Conhecia-a pessoalmente e inclusive entrevistei-a pelo menos umas quatro vezes e ela dizia que tinha raiva quando a chamavam de violeira!

 

Post a Comment

<< Home