Monday, January 27, 2020

AUTO-REFERÊNCIA AQUI EU POSSO: RETROSPECTIVA 2019

Aqui vai uma das raras - se não a unica - retrospectivas de ano que realmente o são, abordando todo o periodo de janeiro a dezembro, sem deixar nada de fora; afinal, pesquisa, diferentemente de reportagem, não exige velocidade. O mais engraçado é que minhas retrospectivas pessoais costumam se atrasar um pouco mais do que eu gostaria justamente por eu ser pessoa sempre produtiva e elas serem "atropeladas" por fatos que estarão na retrospectiva seguinte - sem falar em que tenho vida fora da internet... Pois bem, aqui vai mesmo.

TRÊS (DISCOS) EM UM (ANO)

"Produza!" Esse é o mais sucinto conselho que na vida ouvi e também um dos mais sensatos desde muito antes de produtividade e empreendedorismo virarem moda. Em 1986, ainda na época de minha "fitografia" (discografia em fitas cassete, então o suporte mais popular para musica independente), lancei duas quase em seguida: Sexo, Leite E Brega em maio e O Melhor Que Péssimo De Ayrton Mugnaini Jr. em junho (incluindo faixas das fitas anteriores e algumas que inclui na seguinte, Gal. Médici's Lonely Hearts Club Brega, lançada em dezembro). Pois bem, agora em 2019 consegui façanha semelhante. Em setembro lancei Sujeito Determinado (leia mais sobre ele aqui), disco normal (até onde a palavra "normal" pode ser usada com relação a uma pessoa e artista como eu) de carreira e o primeiro com participação de minha parceira de arte e vida desde 2018, Martha Maria Zimbarg, autora das capas e cantora em algumas faixas. Eu tinha um plano antigo de lançar um disco totalmente infanto-juvenil, e Martha, como dizem os jovens, botou pilha, lembrando que eu ja tinha material suficiente para tanto; pois bem, segui o conselho remixando e complementando gravações antigas e produzindo algumas novas; para resumir, novembro terminou com o nascimento de No Jardim Da Infância, meu antidoto natural para o xuxismo (leia mais aqui). E apos ver com Martha o filme Yesterday (sobre o qual escrevi aqui), para mim um refresco numa época de coringas, parasitas e tarantinos, tive a ideia de reunir material antigo e gravar algo novo para ainda outro projeto: um tributo aos Beatles à minha moda. Para novamente resumir, o disco Da Sertorio à Oratorio quase saiu em dezembro (consegui concluir e lançar em meados de janeiro).

E em 2019 participei de discos de pessoas amigas como Eron Meira, Costa Senna e a banda Gozi, além de lançar no Soundcloud algumas canções avulsas que aos poucos vou incluindo em discos.

IVO VIU VOVÔ

Graças a Deus e a Celso Zimbarg, filho de Martha, entrei para o maravilhoso mundo dos avôs em 28 de maio, com a chegada de Aurora Marinho Zimbarg. Praticamente na maternidade compus "Marchinha Da Aurora", que fiz questão de rapidamente gravar e incluir em Sujeito Determinado. No que fiz muito bem, pois a canção tem agradado até a fãs fora do Brasil. E dei uma de Stevie Wonder em "Isn't She Lovely" ao incluir a marchinha em No Jardim Da Infância com alguns dos primeiros gritinhos de Aurora em pessoa.

E meu filho Ivo, presente em todos meus discos lançados desde que nasceu, comparece em No Jardim Da Infância com duas faixas, além de fazer sua estreia como instrumentista tocando gaita em Da Sertorio à Oratorio. Além disso, em 2019 ele entrou na faculdade; aguardemos boas "news from college".

SALTANDO DE BANDA

Minha banda circense A5 Em PB vai cada vez melhor, e em 2019 ela fez seu primeiro show fora do berço, o Centro do Memoria do Circo: tocamos no primeiro evento circense da Fabrica de Cultura Nova Cachoeirinha. E em alguns shows no velho e bom CMC a grande saxofonista Tetê Purezempla teve um substituto à altura, o trompetista Luiz Antonio da Silva - que inclusive tocou em algumas faixas de meus discos que citei acima.


Banda A5 Em PB com Luiz do Trompete.

E meu ilustre trio de rock e blues Los Interesantes Hombres Sin Nombre, além de tocar por Sampa e cercanias afora, fixou residência na cervejaria pinheirense Zuraffa, incluindo participações especiais ilustres.

Por sinal, nada melhor que ter e ser boa companhia. Minhas novas parcerias de 2019 incluem o guitarrista Jorge Ciscato, os trompetistas Luiz Antonio - que tem participado de meus discos desde Sujeito Determinado - e Matheus Diniz, as cantoras Mara Braga e Renata Finotti, o baterista Jorge Bento e o violonista Kadu Ayala. Além disso, sou pedestre convicto, mas pilotei pandeirola numa canja com o excelente trio de surf music instrumental Ted Boys Marinos na Scooteria Paulista, na Mooca, meu, como parte de um megaevento promovido pelo musico Marcio Fidelis e pela lambretista Kelly Miranda. Nesse ano tive também a honra e prazer de participar do belo e grandioso evento do sarau Toca do Autor no bar Brahma, além das primeiras divisões de palcos com pessoas que admiro de longa data, como Tony Babalu, Jarbas Mariz e Lucinha Turnbull - e depois de anos voltar a repartir a ribalta com Paulo Caruso, ele mesmo digno de uma de suas caricaturas no estilo do programa Roda Viva.


 Com Paulo Caruso no sarau Sopa de Letrinhas.
Com Lucinha Turnbull e o percussionista Jaime Matos, também no Sopa de Letrinhas.

E em 2019 comecei a ter aulas de canto com o grande Tato Fischer. Ivo até vaticinou: "Pai, vai acabar o meme de que você toca bem, compõe bem e canta mal." Certamente, as lições de Tato ajudaram muito no sucesso de meu show solo - solo mesmo, apenas eu, minha voz e meu violão - no Piccolo Teatro, belo projeto da Famiglia Mancini na velha e boa Rua Avanhandava, em dezembro.

ESCREVENDO E CHIANDO

De alguns anos para ca a profissão que menos tenho exercido é a de jornalista, por falta de mercado e mesmo de espaço para escrever fora de blogues. Mas em 2019 voltei - espero que de vez - ao jornalismo ao escrever uma matéria sobre a artista Bruna Viola para a revista The President. E comecei a colaborar em blogues alheios como o Célula Pop de Carlos Alberto Lima.

O velho e bom programa Rádio Matraca também ganhou mais espaço, inaugurando sua versão internauta, Matraca Online, embora ainda incipiente.

E falei de minha fase de fitas cassete. Nelas um defeito que transformei em atrativo foram os chiados. Pois bem, nada mais natural que eu algum dia colaborasse para uma editora denominada Chiado - e tal se deu em 2019, quando eu e Martha colaboramos com poemas para a antologia Além Da Terra, Além Do Céu.

Mudanças implicam também em retornos. E em 2019 voltei a participar de feiras de discos apos quase dez anos de ausência de minhas ja tradicionais "quitandas" de LPs, compactos, CDs, DVDs, fitas de video e cassete, livros e o que mais tiver a ver com musica. Estou sempre nas feiras da Galeria Trianon e ocasionalmente em outros tais projetos como as feiras promovidas pela loja Locomotiva.

E essa foi minha retrospectiva de 2019, em meio a atividades que, é isso mesmo, estarão em minha retrospectiva de 2020, rerre. Até já!

1 Comments:

At 8:50 PM, Blogger Unknown said...

Okay...

What I'm going to tell you may sound kind of weird, maybe even a little "strange"

BUT what if you could just press "Play" and LISTEN to a short, "musical tone"...

And miraculously bring MORE MONEY to your LIFE??

And I'm talking about hundreds... even thousands of dollars!!

Think it's too EASY?? Think something like this is not for real?

Well then, I've got news for you...

Sometimes the most magical miracles life has to offer are also the EASIEST!!

In fact, I'm going to PROVE it to you by letting you PLAY a REAL "miracle money-magnet tone" I've produced...

YOU just push "Play" and you will start having more money come into your life... it starts right away...

GO here to PLAY the marvelous "Miracle Abundance TONE" - as my gift to you!!

 

Post a Comment

<< Home