Friday, September 12, 2008

ORIGINALIDADE É ISSO AÍ - PARTE 3

Desde os anos 1970 a valsa “Fascinação” remete a Elis Regina, cuja regravação foi até tema de uma das melhores telenovelas globais, O Casarão, e da bela minissérie Fascinação da emissora. Esta versão da valsa havia sido um dos grandes sucessos de Carlos Galhardo; nesse meio tempo, Nat “King” Cole, já mudado de pianista de jazz para cantor pop (sempre com classe e competência, diga-se), havia emplacado uma versão em inglês. Pois bem, tudo começou na França, quando esta valsa de Fidenco Dante Marchetti, Maurice De Feraudy e Dante Pilade Filippo foi lançada pela cantora Jane Dyt em (esta eu fui buscar mesmo!) 1905.

Jane Dyt - Fascination

http://sharebee.com/84b43f69

“Índia”, clássico entre os clássicos da guarânia paraguaia, teve um sem-número de regravações, adaptações e paródias: a versão em português de Cascatinha e Inhana, outra versão mais fiel ao original por Taiguara, o arranjo jovem-guarda-brega com Paulo Sérgio, uma paródia tosca com o humorista Tiririca, a gravação pós-tropicalista com que Gal Costa inaugurou sua fase de símbolo sexual, a versão jazz do saxofonista argentino Gato Barbieri... A gravação original, ou pelo menos uma das primeiras, é com o próprio autor da melodia, o maestro paraguaio José Asunción Flores, por volta de 1944.

José Asunción Flores – India

http://sharebee.com/76318241

Carl Perkins, um dos mestres fundadores do rockabilly, às vezes se esquecia de creditar os autores originais de algumas canções que adaptou. Dois exemplos de que tenho notícia são “Matchbox Blues” de Blind Lemon Jefferson e “Everybody’s Tryin’ To Be My Baby” do cantor country Rex Griffin, de 1936.

Rex Griffin - Everybody’s Tryin’ To Be My Baby

http://sharebee.com/76ee91e9

A composição de James F. Hanley “Zing! Went The Strings Of My Heart” tornou-se muito mais conhecida na versão doo-wop demente dos Coasters, regravada inclusive pelo grupo inglês The Move. Mas a primeira gravação em disco foi feita por ninguém menos que Judy Garland, em 1939 (após cantá-la no filme Listen, Darling no ano anterior.

Judy Garland – Zing! Went The Strings Of My Heart

http://sharebee.com/48170057

2 Comments:

At 8:06 AM, Blogger Luis Oliveira said...

Olá, Ayrton, tudo bom???

Eu me chamo Jorge, tenho 25 anos e sou estudante de Geografia da USP.

Estou entrando em contato pois admiro muito o seu trabalho e em especial a biografia que vc escreveu do Adoniran Barbosa.

Bicho, eu estou pesquisando a obra do Adoniran dos anos 40, quando ele se dedicou ao trabalho de ator. Em especial, pesquiso informações sobre a Escola Risonha e Franca, na qual o Adoniran interpretou o Barbosinha Mal Educado da Silva.

Rapaz, no seu livro,vc disponibiliza algumas informações sobre o programa e que me inspiraram na realização da minha iniciação científica pela Faculdade de Educação.

Bicho,cê teve acesso aos aúdios da Escola Risonha e Franca ou mesmo aos scripts do programa??? Onde posso encontrá-los???

Já estrei em contato com a Record e lá não tive pistas. entrei em contato com o MIS e lá não há roteiros nem áudios....

Ayrton, toda e qualquer ajuda será bem vinda e lhe serei grato.

Abaixo, deixo os meus contatos:

jjxluis@yahoo.com.br
Tel.: (11) 9680-4375
Tel.: (11) 5662-5449

Um abraço

Jorge

 
At 9:47 AM, Blogger Blogunceiro Flexpower said...

muito bom seu blog. Sendo sincero não faz o meu tipo...mas como eu odeio que visitem meu blog sem deixar coment. eu to dando um sinal de visita ok?
Bom trabalho e sucesso...

 

Post a Comment

<< Home