Wednesday, July 20, 2016

UM GRANDE ASSUNTO PEQUENININHO: PICOLINOS DA MÚSICA, RÀDIO E CIRCO NO BRASIL

"Quem procura acha", e quem procura uma coisa pode até achar várias. Pois bem, aqui vai um detalhe de minha pesquisa sobre circo e música brasileira que me rendeu também belas descobertas sobre a história do rádio no Brasil.

Nas minhas andanças encontrei referências a discos 78 RPM gravados por palhaços importantes como Eudu das Neves, Benjamin de Oliveira, Campos e Piolin. Ao deparar com um 78 creditado a Jayme Brito com uma "Turma do Picolino", julguei imediatamente tratar-se do palhaço Picolino, "al secolo" Nerino Avanzi (1885/1962), dono do memorável Circo Nerino (e pai do igualmente ilustre Roger Avanzi, o Picolino II), inclusive pelo título "A Los Toros" lembrar bordões espanholados, como "no me lo digas!", que Picolino adorava usar.


"Só que não", como dizem as pessoas jovens.

O próprio Roger Avanzi me disse que seu pai nada tem a ver com o Picolino desta gravação. Nem poderia ter também por outro motivo: o disco foi lançado em outubro de 1937 e este lado, segundo a Discografia Brasileira de 78 RPM, foi gravado no dia primeiro de julho do mesmo ano - exatamente no dia em que o Circo Nerino estava dando uma função boa demais da conta em Juiz de Fora, de acordo com o diário de bordo de Roger Avanzi (com muitas de suas informações reproduzidas no mais que recomendável livro Circo Nerino, escrito por Roger Avanzi com a emérita pesquisadora e produtora circense Verônica Tamaoki e lançado em 2004).

Foi o tipo da resposta que gerou novas perguntas. Quem seria então este outro Picolino? Mais uma cavocada me revelou quem ele não era: um artista negro desse nome que se revelou junto com o grande Henricão na mesma época. Nem tampouco tem a ver com "the piccolino", dança no estilo do yam, jitterbug, charleston e outras ancestrais do twist lançada (sem sucesso) no filme (de muito sucesso) Top Hat, de 1936, estrelado por Fred Astaire e Ginger Rogers e que no Brasil foi intitulado O Picolino.

Acabei descobrindo que o Picolino do disco acima refere-se ao Programa Picolino, apresentado pelo humorista Barbosa Jr. e transmitido pela Rádio Mayrink Veiga nos anos 1930 e pela Rádio Nacional na década seguinte. (Notem neste recorte do jornal A Noite de 12 de maio de 1942 a presença do mesmo Jayme Brito do disco acima.)



Pela notícia abaixo do jornal A Batalha, ouso dizer que o Programa Picolino, com uma hora de duração.  dedicado a música e humor sem abrir mão da espontaneidade, foi um Rádio Matraca antes do tempo. (E tenho fé em algum dia descobrir alguma gravação, mesmo que somente um trecho, desse programa.)



E desmenti uma afirmação sobre circo, mas confirmei outra. O Programa Picolino ajudou a revelar e divulgar artistas como os pianistas Dick Farney e José Maria de Abreu e o cantor romântico George Gomes.



George Gomes? Sim, você o conhece, mas com novos estilo e nome artístico que adotaria mais tarde: o grande palhaço-cantor Carequinha. (Este recorte é do jornal A Batalha e também de um dia 12 de maio, mas do ano de 1937. E agradeço ao acervo do grande e saudoso Leon Barg pelo selo do disco desta "Turma Do 'Picolino'".)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home