Monday, December 06, 2010

BARBIERAGENS - PARTE 1

(Não, nada a ver com Barbie, seja a Girl ou não, embora a personalidade em questão seja também bastante charmosa.)

Na quinta-feira passada, 2 de dezembro, tive o prazer de assistir a um show em que a paulistana Edria Barbieri homenageou Elis Regina. Não foi um "cover" fiel - isso nem Maria Rita faz (e ainda bem; inclusive estou feliz por Maria Rita estar encontrando seu próprio caminho e com qualidade); embora tenha seguido os tons originais da "Pimentinha", Edria acrescentou muito de si mesma, inclusive imitando percussão com a boca - e o acompanhamento instrumental, de apenas teclado com som de piano, contrabaixo elétrico e bateria, colaborou para diminuir grandes semelhanças (apesar de eu ter me lembrado de uma de minhas fases preferidas de Elis, quando ela trabalhou com o Zimbo Trio).

Ah, sim: enquanto Elis era artista "vertical", trabalhando apenas numa especialidade, no caso a de cantora (e só não a chamo de "maior cantora brasileira de todos os tempos" por ela ter ao menos uma grande "concorrente", Elizeth Cardoso), Edria é "horizontal", ou seja, expande-se em uma variedade de vocações: além de cantora - interpretando música popular e erudita! - , é também violonista, contrabaixista, percussionista, compositora e atriz de teatro e cinema. E, já que este é meu blog, digo de boca cheia que me honro em ter participado com ela de alguns shows e gravações e de ser vizinho dela no Clube Caiubi de Compositores.

Uma pequena amostra da versatilidade da guria está aqui, interpretando "Illusion" da canadense Julie Brezden; note que todos os sons são produzidos por ela - e que só a qualidade da filmagem é caseira.

http://www.youtube.com/watch?v=30QWg8nvMe0

0 Comments:

Post a Comment

<< Home