Monday, October 04, 2010

DISQUINHO CINQUENTÃO

Pois é, foi em outubro de 1960 que chegaram às lojas os primeiros lançamentos do lendário selo Disquinho, produzidos e idealizados pelo igualmente lendário compositor e produtor João de Barro (1907/2006) e que revolucionaram a concepção de discos infantis no Brasil, com a novidade da prensagem em vinil colorido, justamente quando o formato de compacto em vinil de sete polegadas começava a pegar embalo no país.

Os dois primeiros lançamentos Disquinho foram A Cigarra E A Formiga e Chapeuzinho Vermelho, e o Jornal das Moças (uma revista, apesar do nome) bem observou em sua edição de 10/10/1960 quanto à adaptação de Braguinha para a primeira, incluindo um final feliz em que tanto a "riponga" cigarra quanto a "workaholic" formiga saem ganhando, uma auxiliando a outra: "João de Barro deu à formiga um quê mais humanitário, pois, em sua concepção, quem tanto trabalha não pode ser desumano. E mais: como poeta, não poderia deixar que uma cigarra, cantadeira de melodias, alegre, folgazã, não soubesse quebrar com suas canções o mais duro coração de um materialista. E o que ressalta na adaptação dese moço de cabelos brancos é vermos as formigas trabalhar alegres e mais animadas pelas canções de sua amiga cigarra." (Clica em cima da imagem para ler o texto.)



(Uma curiosidade: li essa matéria numa edição em papel da revista, e esta página está ausente da bela digitalização de todas as edições do Jornal das Moças, que pode ser consultada aqui.)

Não vou colocar aqui essas gravações, que você já deve (ou deveria!) ter e são fáceis de encontrar até em CD. Mas tenho algo mais raro: o compacto promocional de lançamento do selo, "Eu Sou O Disquinho", usando outra nova tecnologia: vozes e instrumentos com velocidade dobrada.

http://www.4shared.com/audio/bZ_Q8pq5/eu_sou_o_disquinho_-_1960.html

2 Comments:

At 7:03 PM, Blogger Norma Lima said...

Ayrton, tem como você me arrumar as letras de Na Pompéia e Na cama com você? Elas citam Rita Lee ou o trabalho dela? Grata
limaescrita@yahoo.com.br

 
At 7:26 AM, Blogger Ayrton Mugnaini Jr. said...

"Na Pompeia" cita Os Mutantes e "Na Cama Com Você" cita Rita (bela rima). Sim, te passarei as letras. Um e-abraço.

 

Post a Comment

<< Home