Friday, March 24, 2006

40 ANOS SEM JOSÉ MARIA DE ABREU

Há 10 anos, em 1996, tive a honra e o prazer de elaborar a primeira grande musicografia do compositor José Maria de Abreu a pedido da Prefeitura de sua cidade natal, Jacareí. E não estou disposto a deixar os 40 anos de seu falecimento passarem em branco pelo menos neste espaço.

Nunca é demais lembrar que José Maria de Abreu foi um dos grandes melodistas da MPB. Sem pensar muito, podemos lembrar vários sucessos de sua autoria, com diversos letristas, como "Alguém Como Tu", "Boa Noite, Amor", "Ponto Final", "Ao Ouvir Esta Canção Hás De Pensar Em Mim", "Tome Polca!" (apesar da melodia lembrar "Pinicadinho" de Jararaca e Ratinho), "Pegando Fogo"...

Esta última foi sucesso do Carnaval de 1939/40 com o Bando da Lua e resgatada nos anos 1980 com ainda mais sucesso por Gal Costa (infelizmente quando ela parecia estar tentando se tornar uma Chipmunk com sex-appeal e a serviço do arranjador Lincoln Olivetti, que podemos definir educadamente como formulaico). Antes de escreveres discordando, ouça a gravação original:

Bando da Lua - Pegando Fogo

http://rapidshare.de/files/16333968/Bando_da_Lua_-_Pegando_Fogo.WAV.html

0 Comments:

Post a Comment

<< Home