Thursday, December 18, 2008

HO-HO-HORIGINALIDADE É ISSO AÍ - PARTE 4 - NATAL

A composição de James Pierpoint intitulada "Jingle Bells" (registrada em 1857 com título "One Horse Open Sleigh") é uma daquelas canções que ajudaram a impulsionar a indústria fonográfica logo que esta nasceu. A gravação original, como parte de um esquete intitulado "Sleigh Ride Party" e incluindo um trecho de "London Bridge", foi lançada pelo grupo vocal Edison Male Quartette (sim, grupo exclusivo - pelo menos com esse nome - da gravadora de Thomas Edison) em 1898.

Edison Male Quartette - Sleigh Ride Party/Jingle Bells

http://sharebee.com/4007e828

Já "Silent Night", embora composta (pelos alemães Franz Gruber e Joseph Möhr) antes, em 1818, esperou um pouco mais para ser lançada em discos, em 1905, por outro grupo vocal, o Haydn Quartet - na verdade o mesmo Edison Male Quartette com outro nome (a gravação saiu creditada ao Edison Male Quartette pelo selo Edison e ao Haydn pela Victor).

Haydn Quartette - Silent Night, Hallowed Night

http://sharebee.com/3e964fd7

E qual foi a primeira gravação natalina brasileira? Salvo engano, trata-se de "Hino De Natal", de autor desconhecido, lançada na Casa Edison (sim, a primeira grande gravadora brasileira, embrião de nossa filial da Odeon/EMI, fundada por Fred Figner e assim batizada em homenagem a Thomas Edison) pelo cantor Mário Pinheiro por volta de 1907.

Mário Pinheiro - Hino De Natal

http://sharebee.com/09594c3e

2 Comments:

At 10:14 PM, Blogger Unknown said...

Estou tentando fazer a trilha do Natal do Menino Jesus Punk. No Mini Blog já tem Patife Band (em versão magnífica de "Noite Feliz"). Faltam Garotos Podres (http://tudopodemudar.wordpress.com/2008/12/02/feliz-natal-ii/) e Ramones (http://tudopodemudar.wordpress.com/2008/12/21/feliz-natal-viii/).

 
At 10:41 PM, Blogger Rafael said...

Será que você poderia repostar essas 2 canções? Os links delas não mais funcionam... :(

 

Post a Comment

<< Home