PRIMEIRO GRANDE FESTIVAL DE MANOLITA
Nestes dias me pediram uma pesquisa sobre “Manolita”, uma canção de grande sucesso nos anos 1940, um brega-chique de boa melodia (como se espera de boas canções pop de qualquer época) cuja letra é um dramalhão punk ambientado na Espanha.
"Manolita" é originalmente “Alza Manolita”, dos anos 1910, do compositor francês Leo Daniderff (1878/1943), cuja obra mais famosa talvez seja “Titine” (utilizada no filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin). As duas gravações mais antigas de que tenho notícia são as das cantoras francesas Marcelly e Henriette Leblond (que para serem consideradas obscuras ainda exigem muita pesquisa), respectivamente de 1910 e 1911.
“Manolita" fez um baita sucesso no Brasil, tendo inspirado várias versões e paródias e até se tornado sinônimo de nota de um cruzeiro nos anos 1940. A canção tornou-se grande sucesso com a versão em português feita em 1918 pelo palhaço e cantor Eduardo das Neves e cantada por ele nos circos; esta versão só chegou ao disco dez anos depois, cantada por Arthur Castro (embora sem crédito no disco para Eduardo). Esta versão de Eduardo das Neves fez ainda mais sucesso nas regravações de Osny Silva e Francisco Alves, ambas de 1943.
Antes de brilhar como Rei do Baião, o arretado Luiz Gonzaga se afirmou como sanfoneiro de responsa. Ary Barroso reclamou de Gonzagão tocar música brasileira com "instrumento de tango"; talvez ele tenha até gostado de sua interpretação de "Manolita", feita também em 1943, para aproveitar o sucesso das gravações de Chico Viola e Osny.
Labels: Eduardo das Neves, Francisco Alves, Luiz Gonzaga, Manolita
2 Comments:
minha mae cantava muito esta cançao e gostaria muito de ouvi-la,fui uma surpresa acha-la,pois ela cantava esta e Na serra da mantiqueira a qual a aprendir a letra,mas manolita nao consegui amei encontra-la,mas queria saber como faço para ouvi-la
Interessante nessa música é que, na década de 40 ela ficou conhecida no Brasil como ´´música maldita´´ e os pais proibiam os filhos de a cantarolarem por que se achava na época que ela era de mal agouro.
Post a Comment
<< Home