...Y SIEMPRE RENACERÁ
Ninguém nasce sabendo, mas vive para aprender. Foi só recentemente que fiquei sabendo que o compositor e baterista espanhol Fernando Arbex já passou desta para a melhor, em 2003. Desde os anos 1970 eu e amigos lá em Sorocaba comentávamos sobre ele ser compositor de sucesso daqueles onipresentes: "Sticky", "Soley Soley", "Hijack", "Louisiana"... Hoje, quase 40 anos depois, mantenho a opinião e digo mais: Fernando Arbex foi mestre da canção pop tipo ovo-de-colombo, daquelas fáceis e imediatas que, depois de compostas, soam como se qualquer um pudesse tê-las composto. (Mas ele, tal como Paul McCartney, compôs também música erudita, o que é outra história.) Aqui vai uma microcoletânea de suas composições pop de sucesso, a maioria em versões raras e curiosas.
Para quem não sabe, Arbex foi um caso raro no rock de baterista líder de banda, no caso Los Brincos, a melhor e mais importante banda de rock espanhola. Uma de suas canções, "Mejor" (parceria com Marini Callejo, produtor dos discos dos Brincos), foi regravada em vários países, inclusive na Inglaterra, pelo grupo The Bystanders, que nos anos 1970 se metamorfosearia no grupo progressivo Man.
The Bystanders - Make Up Your Mind (Mejor)
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Interessante é que Los Brincos, pelo menos até onde sei, nunca tiveram discos lançados no Brasil, mas o grupo teve um bom cabo eleitoral em seu conterrâneo Manito, saxofonista e tecladista dos Clevers/Incríveis, grupo que regravou várias composições de Fernando Arbex lançadas pelos Brincos, entre elas esta, "Renacerá" (duas vezes!), que na versão em português ganhou um "s", "Renascerá".
Os Incríveis - Renascerá
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Alacran, o trio que Fernando Arbex formou após Los Brincos, teve um LP editado aqui, cujo maior sucesso foi "Sticky", regravado inclusive pelo Music Machine, grupo brasileiro-argentino formado por Willy Verdaguer, Tony Osanah e outros. (A gravação deles foi intitulada "Sticky Sticky" e saiu no primeiro LP do grupo, lançado em mono, mas descobri uma versão estéreo - esta aqui mesmo - numa coletânea de vários artistas.)
The Music Machine - Sticky
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Hoje em dia muita gente boa, mesmo fora do Brasil, confunde Los Brincos com Los Bravos, outro grupo espanhol dos anos 1960 de sucesso - e, a curto prazo, de mais sucesso que Los Brincos. Pois bem, tudo ficou em casa quando Mike Kennedy, vocalista de Los Bravos, emplacou carreira-solo com justamente uma composição de Fernando Arbex, "Louisiana". (Atenção para a influência de Pachelbel - ainda voltaremos ao assunto!)
Mike Kennedy - Louisiana
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A gravação que ajudou a marcar a transição de Sérgio Reis do pop-rock para a música caipira junto a "O Menino Da Porteira" foi outro menino de sucesso, "O Menino Da Gaita", versão de "El Chico De La Armónica" de Fernando Arbex. Vamos ouvir a versão original, com Micky, outro ex-integrante de banda espanhola dos anos 1960, Micky Y Los Tonys.
Micky - El Chico De La Armónica
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Outro sucesso mundial composto por Fernando Arbex é "Soley Soley", lançado em 1971 pelo grupo escocês Middle Of The Road. Tratando-se de gravação fácil de encontrar, apresento aqui em seu lugar uma opção mais rara - e ainda outra prova do alcance mundial das composições de Arbex, com o cantor estoniano Tõnis Mägi.
Tõnis Mägi - Soley, Soley
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Nos anos 1970, muito antes de se falar em "globalização", já se falava muito em "aldeia global". Mike Kennedy, vocalista de Los Bravos, era alemão e o maior sucesso do grupo, "Black Is Black", foi gravado na Inglaterra. O também citado Middle Of The Road, a exemplo dos Rokes, não fez sucesso na Grã-Bretanha e se mudou para a Itália, de onde estourou para o mundo todo. Enquanto isso, o grupo italiano Cardinal Point radicou-se na Holanda, e seu maior sucesso mundial foi "Mama, Papa (Nana, Nana)", composição de Fernando Arbex. (Esta canção foi gravada também pelo grupo italiano Cyan, mais lembrado no Brasil - ao menos por quem estava lá no começo dos anos 1970 - pelo sucesso "Misaluba".)
Cardinal Point - Mama, Papa (Nana, Nana)
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Após Los Brincos, o grande Beatles à espanhola, e o Alacran, com muita influência de Santana, Fernando Arbex atacou com o mais pesado (embora sempre com muito balanço latino) Barrabas, seu mais bem sucedido grupo em nível mundial (inclusive nos EUA), emplacando sucessos como "Woman" (que teve até versão forró brega), "Checkmate", "Wild Safari" e "Hijack". Esta última teve êxito nos EUA na interpretação do flautista Herbie Mann, muito competente mas assumidamente comercial (como resumiu o crítico estadunidense Robert Christgau lá em 1975, "se as hordas chinesas dominassem nossa nação, em um mês Herbie estaria nas lojas com um LP chamado Livrinho Vermelho, e desse Chou En-Lai até poderia gostar").
Herbie Mann - Hijack
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Antes da onda de "boy bands" dos anos 1990/2000 (Backstreet Boys, West Life etc.), tivemos as que chamo de "little boy bands" latino-americanas e brasileiras dos anos 1980: Menudo, Dominó, Tremendo. Um dos sucessos do Dominó é "Dançando Com Ela", versão de "Lola", outra parceria de Arbex/Callejo lançada pelos Brincos. Esta "Lola" foi gravada em 1967 na Inglaterra com produção de Larry Page, em espanhol e inglês. A canção foi regravada também pelo cantor e compositor argentino Billy Bond em um de seus LPs antes de radicar-se no Brasil. (E note mais influência de Pachelbel aos 1'18".)
Los Brincos - Lola (versão em inglês)
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Em 2000 Los Brincos se reuniram e gravaram um disco, Eterna Juventud, só de canções novas. Estou para ouvi-lo, e espero que seja um daqueles (infelizmente raros) discos de reunião que realmente valem a pena, como Before We Were So Rudely Interrupted dos Animals e Perfect Strangers do Deep Purple. E, para terminar esta rápida amostra, lembrei-me de uma canção em que o próprio Arbex fala em ir desta para a melhor: "Minha alma cruzará o céu/minha alma nunca morrerá". Confira: "My Soul", de 1971, parceria com Ignacio Egaña, contrabaixista do Alacran e também do Barrabas. (Curiosidade adicional: após sair do Barrabas em 1973, Egaña formou um grupo chamado Karma, gravando pela RCA - mesmo nome, gravadora e época do grupo que nosso Jorge Amiden formou após sair d'O Terço.)
Alacran - My Soul (Suddenly)
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