O ARB JÁ ESTÁ NO MIS
Já estou devidamente instalado no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (isso mesmo: Avenida Europa, 158) de segunda a sexta (exceto durante este Carnaval) como curador do Arquivo do Rock Brasileiro (isso mesmo, em parceria com a Associação Cultural Dyanmite, com apoio da Petrobras e de acordo com a Lei Rouanet), separando e organizando material de meu próprio acervo e de outros. Pretendemos fazer a primeira exposição do ARB em julho. Interessados em doar ou emprestar gravações, material impresso ou memorabília em geral podem me contatar pelo e-mail curadoria@arquivodorock.com.br ou 5 11 3441-8828. Acompanhe também minha coluna na página da Dynamite , http://www.dynamite.com.br/portal/view_coluna_action.cfm?id_colunista=46&id_show=1117
E aqui vai uma pequena amostra do que se poderá ouvir na página do ARB, com inauguração prevista para abril. Para começar, o inimitável Cauby Peixoto, primeira pessoa a ter lançado em disco um rock composto no Brasil (“Rock’n’Roll Em Copacabana”, de Miguel Gustavo, em 1957). Para quem perdeu, aqui vai de novo.
Cauby Peixoto – Rock’n’Roll Em Copacabana
http://www.megaupload.com/?d=EH3BJLB7
Dez anos depois, Cauby continuava em plena forma (como, aliás, até hoje) e, mesmo não sendo roqueiro de carteirinha (apesar de ter tido breve carreira nos EUA com o nome Coby Dijon), fez uma bela gravação de “O Caderninho” - ela mesma, professor, a famosa composição do guitarrista Olmir Stockler “Alemão” que fez sucesso na jovem guarda com Erasmo Carlos no mesmo ano de 1967.
Cauby Peixoto – O Caderninho
http://www.megaupload.com/?d=R6DB6XHT
Valerá a pena lembrar também como os não-roqueiros reagiram ao rock, como esta paródia de Alvarenga e Ranchinho de “Oh Carol”, de Neil Sedaka, sucesso no Brasil também na versão gravada por Carlos Gonzaga.
Alvarenga e Ranchinho – Tá Caro (Oh Carol)
http://www.megaupload.com/?d=6PU07GCX
E que tal um pouco de polêmica – mas de alto nível? Sim, dá para fazer. Veja se esta música, “Killer Diller”, gravada em 1960 pro seu autor, o norte-americano Jim Breedlove, não te lembra determinado clássico do rock brasileiro:
Jim Breedlove – Killer Diller
http://www.megaupload.com/?d=81RCUDI0
Em 1987, no melhor estilo Marcelo Tas (aquele que perguntou a Paulo Maluf se ele era ladrão), ao entrevistar Raul Seixas, perguntei sobre o assunto referente à canção acima. Confira sua resposta bem-humorada abaixo:
Raul Seixas fala de Rock das Aranhas a Ayrton Mugnaini Jr.em 1987
http://www.megaupload.com/?d=785MAKW4
0 Comments:
Post a Comment
<< Home